10.12.06

Estações Abandonadas


Estação de Barca D'Alva

De Barca de Alva ao Pocinho sempre a pé pois o comboio já não passa nestas paragens desde 1987. É um troço de 30 quilómetros sempre ao lado do rio. Ficou abandonado, mas os trilhos do comboio ainda estão lá. Leve umas botas à maneira e comece a caminhar.
Vale a pena ir a Barca de Alva e percorrer o mais que se conseguir do velho troço da linha de comboio do Douro, que em tempos ligou o Pocinho a esta terra.
Hoje os carris estão tapados por ervas e arbustos, com mais de meio metro de altura. O abandono é total. A estação é um edifício que ainda neste momento merecia ser recuperado ainda que, da mesma fizessem uma pousada pois as vistas sobre o Douro são excepcionais. É isto que no estrangeiro se pratica a começar pelos nossos vizinhos espanhóis.

2 comentários:

Agua disse...

vejo que conhece as ecopistas dos nosso vizinhos,
será assim tão dificil fazermos um esforço de cidadania e sermos nós e não "os políticos" a encontrar meios humanos e materias para arranjar esse belos troços ferroviários desactivados? cá fica o deafio.

Anónimo disse...

Ola
Sou estudante de arquitectura paisagista e estou a realizar um pequeno trabalho sobre ecopistas em Portugal.
Seria interessante, na medida do possivel, se pudesse enviar algumas fotos desse ramal desactivado para futuro projecto de uma ecopista.
Todos os trabalhos efectuados são posteriormente enviados às respectivas autarquias e à refer.
Obrigado
Cumprimentos
Francisco Peixoto
franciscopeixoto@gmail.com

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.