22.12.06

Locomotiva 319.1-2-3-4 da RENFE


Locomotiva 319.1-2-3-4

No princípio dos anos 80 algumas locomotivas diesel da série 1900 apresentavam problemas de corrosão do chassis e um mau estado geral do cablado a juntar a constantes avarias no gerador principal e nos motores de tracção. Perante esta situação foi pensado fazer reconstrução para o que foi desmantelada uma locomotiva praticamente nova aproveitando elementos das antigas unidades, como os bogies e o respectivo motor diesel e com isto foi possível reduzir custos de construção relativamente a uma locomotiva nova.
O novo grupo de máquinas formou a sub série 319.201 a 319.220 e entraram ao serviço a partir de 1984. Devido aos bons resultados desta experiência foi continuada a reconstrução das restantes locomotivas 319.0/1 e assim nasceram as três com distintas prestações: 319.2, 319.3 e 319.4.

O modelo à escala HO da Roco

A primeira impressão ao pegarmos nesta peça é de um óptimo acabamento e robustez. Os puristas nada podem criticar acerca desta locomotiva da Roco que aposta seriamente no mercado espanhol situando este modelo como um dos melhores realizados pela marca austríaca. Para tal nada foi deixado ao acaso como por exemplo os detalhes do chassis e carroçaria bem como a reprodução fiel da cabine e mesas de condução. É de todo o interesse para o coleccionador visitar a Loja Oliveira e Losa, Lda no Porto, onde poderá encontrar o que há de mais actualizado no campo do coleccionismo.

Sem comentários:

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.