3.6.07

Comboios e Caminhos de Ferro


Este é mais um livro da "Editorial Publica.ABP Edições com um grande sentido pedagógico.
É desta forma que conseguimos que as nossas crianças agarrem algo das nossas memórias, "coisas" que nunca viram mas que estão presentes quer em actividade como nos museus dedicados ao comboio e que felizmente ainda existem alguns no nosso país.

Texto apenso ao livro:

"No século XIX ocorreu uma revolução que transformou radical e irreversivelmente a vida do homem comum. A invenção das máquinas a vapor conduziu ao aparecimento dos comboios a vapor. Subitamente tornava-se possível atravessar continentes, transportar mercadorias pesadas, vestuário e alimentos frescos a longas distâncias. As pessoas podiam gozar férias junto ao mar ou efectuar viagens de negócios. Iniciava-se a era do comboio.
No século XX o vapor foi substituido pelo diesel e pela electricidade. Os comboios actuais viajam à superfície, ou no subsolo, ou mesmo suspensos de monocarris. O transporte ferroviário tornou-se mais rápido, mais limpo e mais confortável."

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho um sobrinho de 9 anos que tem sido o meu companheiro em algumas breves viagens por trajectos emblemáticos. Porque é um bom companheiro de viagem, desde os seus 6 anitos, e porque adora, como eu, os combóios. O livro é uma ideia para uma prenda de anos. Sugestão a calhar! Obrigada :)

Anónimo disse...

Ola ! Eu estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre está materia e não encontro nada ... Podiam ajudar um bocado , não ? Porra para a porcaria ...

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.