16.1.07

Museu de Lousado

Museu de Lousado
Pormenor de vagão na placa giratória

A "pequenina" da LInha da Póvoa

É um costume que todos nós devíamos possuir. Visitar museus! É uma forma de cultura e sobretudo de irmos ao encontro da memória. Não só museus de Caminhos de Ferro mas sim todos os museus das variadas vertentes. É neles que se encontra a nossa história, a nossa nostalgia saudável e onde podemos descobrir ou redescobrir aquilo que os nossos neurónios por vezes nos escondem.

Guia Oficial dos Caminhos de Ferro - 1913




GUIA OFFICIAL DOS CAMINHOS DE FERRO DE PORTUGAL - 1913
Vale a pena consultar este guia da autoria de Mendonça e Costa & Amaral. Publico somente algumas páginas do mesmo para aguçar o apetite. Podem vê-lo em PDF. São 199 páginas interessantes mesmo a nível da publicidade que o mesmo guia inclui.
Autor Responsável - Mendonça e Costa & Amaral.

Estação da Granja Continua Linda










A Estação da Granja Continua Linda

Vale a pena visitar a Estação da Granja quer pelo seu estilo arquitectónico como pelo tratamento cuidado que a mesma tem. Situada junta às praias, nomeadamente a Praia da Granja esta Estação de Caminhos de Ferro possui paineis de azulejos fantásticos bem como os acabamentosem à volta das janelas (como um debroado) da Fábrica Fonte Nova-Aveiro. Não digo para ir até à praia com este tempo mas um passeio desde as Devezas, Valadares, Miramar, Aguda, Granja até Espinho é um bom motivo para começar a conhecer estas estações do litoral.

14.1.07

Fotografia Histórica

Caminhos de Ferro do Minho e Douro
Chegada do 1º. Comboio à Estação do Porto (Central) em 7 de Novembro de 1896.
Ainda em 1896 foi Inaugurada a Linha Urbana do Porto – Campanhã e Porto/S. Bento.

A CP e o Dia Mundial do Ambiente


É interessante ver este prospecto que a CP lançou há uns anos. Interessante pelo seu grafismo, pela mensagem e pelas verdades a que o mesmo faz referencia que são:

- A emissão de gases com efeito de estufa, nomeadamente o dióxido de carbono (CO2), dá origem a alterações nocivas sobre o clima e o planeta.
- O ruído e congestionamento geram inúmeros problemas de saúde, provocando um alastrante "stress" e perturbando o indispensável descanso.
- Ao optar por viajar de comboio está a prestar um benefício à sociedade em geral e a contribuir para a preservação do ambiente.

1.1.07

Locomotivas Abandonadas-Régua




Quem visitar a Estação da Régua depara com estas maravilhas totalmente abandonadas. É pena e quanto mais tempo elas estiverem neste estado menos hipóteses em termos monetários existem para as recuperar. Afinal onde se encontram os amigos dos caminhos de ferro os quais, e eu incluo-me neles, poderiam procurar convencer os responsáveis a tentar fazer "qualquer coisa" para colocar de pé este património. Todos sabemos que isso custa muito dinheiro e que existem outras prioridades mas não deveríamos deixar cair no esquecimento estas locomotivas que tanto e tão bons serviços prestaram às populações por onde passavam.