29.10.07

Despedida


Continuação de imagens recolhidas aquando o passeio com o Colégio Inglês como já referi no post anterior. Realmente o dia estava "mau" mas deu uns "bonecos" espectaculares! O termo "boneco" foi e ainda é muito usado na roda dos fotógrafos quando uma fotografia é conseguida no seu pleno por isso não estranhem o termo.

12.10.07

Uma Viagem Histórica


Esta foi a primeira viagem que fiz num comboio histórico em 1975 com o Colégio Inglês. A partida foi da Estação da Boavista (Porto), hoje transformada numa instituição bancária, até à Trofa e volta. Lembro-me de estar um dia de muita chuva o que para as crianças não teria sido muito agradável como passeio. No entanto para mim foi uma maravilha passando pelo nostálgico até à oportunidade que tive de fazer algumas fotografias interessantes que na continuação deste blog irei mostrando. A velha locomotiva aí está com todo o cuidado que lhe era prestado em cada estação que parava como se pode ver pela imagem de um mecânico ferroviário a lubrificá-la.

Exposição "O Caminho de Ferro"


Capa de catálogo da Exposição de Pintura sobre o Caminho de Ferro no Museu Nacional Soares dos Reis no Porto. Esta exposição esteve patente entre Dezembro de 1975 e Janeiro de 1976.

"Quando o homem compreendeu que para se deslocar poderia abandonar os meios tradicionais de locomoção, quando tomou consciência de que a força de que se servia já não era ainda a dos outros animais, tão limitativa, mas sim a da máquina, essa que era sua exlusiva criação, julgou-se o verdadeiro senhor da Terra. Ícaro viria mais tarde a ser vingado, mas o século XIX glorificou a máquina a vapor, na locomotiva do caminho de ferro, com um impacto sobre o homem comum sem paralelo."

Maria Emília Amaral Teixeira - ( Directora do Museu Soares dos Reis na época)

3.10.07

Guia Geral de Caminhos de Ferro


Este é o Guia geral de Caminhos de Ferro do ano de 1973.

Locomotiva da CP


Postal editado pela CP (Edição da Comissão Organizadora do Museu Ferroviário)
Uma das primeiras locomotivas do Minho e Douro - CP - 9. Ano de 1875.
" A máquina a vapor é um dom do céu, um instrumento do progresso legítimo, uma fonte de cómodos e gozos para o género humano, como o foram o arado, o navio, a imprensa, para os homens que os viram nascer".
Alexandre Herculano

A Arte e o Comboio

"Carruagem Histórica"

Postal da CP (Edição do Sreviço de Relações Públicas).
Título - "Carruagem Histórica".
Óleo da autoria de J. Joaquim Ramos. Como se pode verificar a Arte sempre caminhou ao lado dos Caminhos de Ferro. Estes sempre foram uma boa fonte de inspiração em todas as vertentes artísticas muito mais, no tempo em que, o comboio falava de despedidas, de partidas para outras vidas, sobretudo, exprimia sentimentos como se espera que ainda hoje transmita o mesmo.