18.1.08

O Comboio-Fontes Pereira de Melo


"Sou tão entusiasta pelos caminhos de ferro que, se fosse possível, obrigava todo o pais a viajar de comboio durante 6 meses."
Fontes Pereira de Melo, in a "A Locomotiva", 1883
NB: Desconheço o autor desta imagem no entanto, mal saiba quem a registou ou a quem a mesma pertence mencionarei aqui no blog.
Agora penso mecionar a fonte desta imagem - "Foto do Arquivo Histórico CP"

14.1.08

Ermida-Santa Marta de Penaguião

Douro
A Linha do Douro é uma linha de caminho-de-ferro em Portugal que liga o Porto ao Pocinho, com o comprimento de 171 km. Grande parte da linha é à margem do Rio Douro, contendo, portanto, a maior extensão de via férrea ladeada de água. Este itinerário fez, em tempos, ligação com Espanha, e estendia-se até Barca d'Alva.
O percurso da Linha do Douro faz-se nas seguintes estações e apeadeiros: Porto ↔ Ermesinde ↔ Paredes ↔ Penafiel ↔ Caíde ↔ Vila Meã ↔ Livração ↔ Marco de Canaveses ↔ Juncal ↔ Pala ↔ Mosteirô ↔ Aregos ↔ Ermida ↔ Porto de Rei ↔ Rede ↔ Caldas de Moledo ↔ Régua ↔ Pinhão ↔ Tua ↔ Ferradosa ↔ Freixo de Numão ↔ Pocinho.
Trechos de caminho de ferro em Ermida - Santa Marta de Penaguião.




13.1.08

Fotografia Que Originou a Serigrafia


Esta é a fotografia original (já em tempos aqui publicada) que deu lugar à elaboração da serigrafia abaixo ilustrada. Só a minha admiração pelos Caminhos de Ferro me conduz a que eu lhe dedique de várias formas a minha paixão pelos mesmos. Realmente é preciso gostar muito de comboios para, por exemplo, no final do ano passado estar a fotografar as Estações do Tua, Vila Real e Regua entre a uma e as três horas da madrugada de forma a conseguir as fotografias nocturnas que tanto desejava!!! Claro, cheguei ao Porto por volta das quatro e meia!!!

Serigrafia de Locomotivas


Esta é a minha serigrafia sobre comboios mais propriamente sobre as locomotivas que se encontram na Regua. Esta é uma forma de prestar homenagem às mesmas já que, "coitadas" se encontram abandonadas depois de tanto e tão bom serviço terem prestado aos Caminhos de Ferro bem como às populações por onde passavam.

Serigrafia - Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada. A tela, normalmente de seda, náilon ou poliéster, é esticada em um bastidor de madeira, alumínio ou aço. A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz.
É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores.