30.8.08

Companhias Americanas I

Ano 1900 - Chicago & North Western Railway NO. 1015 4-4-2

Ano 1921 - Atchison, Topeka & Santa Fe Railway NO. 4000 2-8-2

Construtor - Baldwin Locomotive Works

Por forma a dinamizar mais um pouco e a conseguir mostrar materiais rolantes de outras companhias, hoje resolvi colocar duas locomotivas de duas companhias a saber - Chicago & North Western Railway e Atchison, Topeka & Santa Fe Railway.

28.8.08

A E170 em Acrílico


Esta é uma simples homenagem à velha locomotiva E170 que infelizmente se encontra num estado miserável à espera do sucateiro!

17.8.08

Tua - Estação


O edifício ainda se encontra em razoável bom estado. O pormenor dos vasos é bastante simplista mas muito bonito. Não foi encontrado nenhum artista para os decorar mas a arte encontra-se e faz-se a partir do amor que temos pelas coisas. A não ser assim, talvez já nem vasos existissem nesta estação. Ver este vídeo de ©OCOMBOIO.NET.

16.8.08

Tua - Tunel de Prezas




O Tunel de Prezas é o primeiro depois da saída da Estação do Tua, ao Km 4,7. Começa aqui a viagem de sonho que dentro de pouco tempo será apagada com a construção da famosa barragem. Há quem já estivesse contra e hoje em dia esteja a favor nomeadamente autarcas desta zona...! Neste momento só o Presidente da Câmara Municipal de Mirandela defende a não construção do monstro de betão armado (até aos dentes)! Façam esta viagem colossal enquanto é tempo.

Locomotiva E170 no Tua








Esta máquina (E 170) ainda bem há pouco tempo estava resguardada por umas grades embora já muito danificada. Hoje em dia, já nem o gradeamento existe e cada vez mais é impossível recuperar esta maravilha. Fica mais este registo para quem quiser ter a noção da enorme sucata que se está a formar ao longo do nosso país mais propriamente das nossas estações! E como dizem os ingleses:"Preserve o passado a partir do futuro"!

Italianas no Tua






Estas carruagens (as italianas ou napolitanas) foram deslocadas para a Estação do Tua há já alguns anos com o fim de serem protegidas e restauradas! No entanto é isto que podemos ver... abandonadas, com diversos grafites e interiores com teias de aranha! Se é deste modo que protegemos o património ferroviário, que mais posso dizer! Já era tempo de fazermos alguma coisa pelo nosso comboio, pelas nossas estações e, sobretudo, pela nossa história. Não faltará muito tempo para que tudo esteja esquecido, totalmente abandonado e perdido no tempo. Não me espanto se estas carruagens ali se encontram para serem desmanteladas! Leiam esse link.

10.8.08

Linha do Douro - Pala





Pala (Linha do Douro) É uma aldeia da Freguesia de Ribadouro. Mais uma estação em contínua degradação onde já desapareceu o relógio, janelas, azulejos e começam a aparecer as pinturas murais de fraquíssimo gosto o que ainda mais empolam o péssimo visual daquela que foi em tempos uma estação de referencia, hoje em dia um apeadeiro. A este lugar que deu o nome à estação estavam ligadas as famosas "Laranjas da Pala" antes da construção da Barragem do Carrapatelo. Não sou contra as "barragens" (estas não são as culpadas) mas como é habitual, cada vez que nasce uma obra deste tipo acabam as lembranças dos lugares, a própria memória e finalmente aparece todo um acumular de desleixo e abandono.