29.9.08

Finalmente a 5600 Eurosprinter



Acabou de chegar aos Caminhos de Ferro Vale da Fumaça a locomotiva tão desejada - a Siemens Eurosprinter na versão da CP. Realmente é uma reprodução fantástica à escala. Agora só falta formar a composição com as carruagens Corail. Mas... vamos aos poucos pois isto é muito caro ... mas vale a pena!

19.9.08

CP 5600 Santarem - Nova Aquisição


Os Caminhos de Ferro Vale da Fumaça estão em negociação com vista a adquirir uma nova locomotiva há muito tempo sonhada - a Siemens Eurosprinter "CP 5600 - Santarem" da casa MEHANO e logicamente à escala HO. Vamos ver se é desta vez que o negócio se concretiza. Ao longo de 40 anos a que me dedico aos comboios em miniatura mas só recentemente começaram a aparecer no mercado referencias portuguesas nomeadamente da CP. O intuito é renovar toda a "companhia" por forma a poderem circular na sua maior parte composições portuguesas. O investimento é caro uma vez que esta locomotiva digitalizada e com sons verdadeiros ronda os 300 € mas aos poucos talvez consiga atingir esse sonho ou pelo menos metade dele o que já não seria mal de todo!

9.9.08

Estação da Boavista - Porto


Esta será mais uma estação a desaparecer. O estado actual que ainda esta semana publicarei fotografia já não tem nada a ver com esta imagem possivelmente com trinta anos (de autor desconhecido). Depois de ter sido desactivada ainda foi uma dependencia bancária e, neste momento, com a involvencia de terrenos prontos para a construção (mais betão) é o seu fim definitivo! A sua localização é na Praça Mouzinho de Albuquerque, mais conhecida por Rotunda da Boavista.

8.9.08

A 319.3 Voltou da Revisão


A minha locomotiva (escala HO - 1:87) 319.3 da Renfe, voltou da revisão. Já tinha uns Kms largos de viagens e foi necessário ir à oficina para pequenas reparações. Veio das mãos da casa "Oliveira e Losa" que recomendo vivamente a quem se dedica ao comboio nas suas diversas escalas. O material tem sempre razão e quando falamos de miniaturas ainda mais cuidado é preciso ter.

2.9.08

Estação de Mirandela-Linha do Tua



Este edifício muito mal tratado é a Estação de Mirandela com traça arqitectónica de interesse mas que, para quem devia ter responsabilidades neste campo, pelos vistos tambem é para deixar ao abandono. Não quero que estes meus desabafos sejam considerados insultuosos porque não é essa a minha intenção mas somente chamar a atenção para quem de direito consiga, pelo menos naquilo que ainda é recuperável, deixar de pé e bem conservado um edifício destes a par de muitos mais do nosso património ferroviário.

Companhias Americanas II

Ano 1900 - Plant System Nº.110 - 4-6-0
Construtor - Rhode Island Locomo-(Alco)
Ano 1902 - Chesapeake & Ohio Railway NO. 147 4-6-2
Estes são mais dois exemplos de locomotivas americanas a vapor, a Plant System e a Chesapeake & Ohio Railway.