28.10.08

28 de Outubro de 1856


Coloquei esta imagem para lembrar o aniversário da Viagem inaugural do troço entre Lisboa e o Carregado em 28 de Outubro de 1856 embora a mesma nada tenha a ver com o local. A CP existe e só é pena que os media (termo que está na voga) não cuidem tanto da historia deste país e que pouco ou nada façam a lembrar determinadas épocas. São só notícias explosivas durante dias e dias mas que depois desaparecem sem seguimento algum!
Aproveito para agradecer A C.C. a iniciativa que deu mas que não teve reflexo algum até ao momento. Pode ser que um dia (talvez já tarde) as pessoas se lembrem do património que desapareceu! (ver comentários mais abaixo na "Estação da Boavista" - Porto).

5.10.08

Comboio Histórico no Pinhão


... em continuação da minha visita, deparei com o Comboio Histórico a chegar ao Pinhão repleto de pessoas sobretudo de muitos ingleses que são quem mais sabe proteger o seu património nomeadamente "comboios". Pelo menos tive esta alegria para aliviar a mensagem que abaixo publiquei.

Só Faltava Mais Esta!!!


Ontem fui mais uma vez ao Pinhão. Qual o meu espanto quando vejo uma "Wine House" montada no edifício da própria estação! Mais, com um letreiro em lousa tipo "tasquinha" a dizer "open" e, como não chegasse umas horrorosas meias pipas com flores e um placar de chão daqueles que servem para escrever ementas dos restaurantes! Por acaso não haveria outro espaço para montar este tipo de lojinhas das quais não tenho nada contra mas que não intereferissem com a beleza desta estação e com aquilo que ela nos conta como história? Tudo isto é de um franco mau gosto! Claro que se o mesmo espaço fosse solicitado para outro tipo de actividade (cultural e mesmo pedagógica) que não "cheirasse" a negócio certamente não seria disponibilizado. Mas que mais poderemos dizer... só mais isto: a Estação do Pinhão está inserida numa das áreas classificadas pela UNESCO como património cultural da Humanidade.

2.10.08

Recuperação de Telhado


Esta é mais uma maqueta construída por mim para os Caminhos de Ferro Vale da Fumaça. Este telhado estava a necessitar de recuperação e houve que deitar mãos à obra. Pelo relógio não sabemos se isto são horas extraordinárias pois podem ser 00H20 como 12H20! No entanto como a obra estava atrazada o esforço valeu a pena.