23.11.08

Vesúvio - Douro


Esta é uma bela paisagem e local por onde passa o comboio que faz o trajecto Régua-Pocinho. Pena é que já não exista a estação original que deu lugar a dois apeadeiros/abrigos. A casa que vemos é a Quinta do Vesúvio.

Manoel de Oliveira




Homenagem da CP ao cineasta Manoel de Oliveira que irá completar 100 anos no próximo mês de Dezembro. É para mim simultaneamente o empréstimo da sua figura à cidade do Porto e à CP (cedendo o seu nome a uma composição da série Alfa Pendular) que do mesmo modo a soube representar através dos seus filmes como Douro, Faina Fluvial, Aniki-Bobó e muitos outros.

"Uma vida. Uma mensagem que é vida. Uma vida feita mensagem".
Francisco Cardoso dos Reis, Presidente do CG da CP

5.11.08

Douro com Pinhão ao Longe


Tambem não podia deixar de publicar esta fotografia que é mais um quadro magnífico do caminho Régua-Pinhão com este ao fundo parecendo uma cascata a emoldurar a paisagem. Normalmente quando faço esta viagem e de cada vez que a faço não deixo de fotografar nem que sejam repetidamente os mesmos lugares pois às vezes uma leve mudança de luz ou mesmo uma época diferente do ano dá um toque subtil às imagens.

Há quanto tempo!


Não me farto de apelar ao Tua sobretudo a essa paisagem magnífica que nos deixa espantados com tanta beleza. Aqui deixo uma fotografia anónima que prometo divulgar o seu autor mal o descubra. No entanto penso não estar a utilizar em vão esta imagem pois aquilo que de belo conseguimos captar deve ser mostrado aos outros pois os registos fotográficos são para isso mesmo... comunicar sobretudo aquilo que melhor informe sobre determinados lugares (neste caso) o Douro-Tua para quem as palavras e as imagens nunca são em demasia!
Esta fotografia foi registada em Sendas no dia 09 de Abril de 1973 - São estes os únicos dados que possuo. Quando souber quem foi o fotógrafo (repito) farei menção do mesmo aqui no blog.