30.7.09

Vale do Douro

Esta notícia foi editada em dezembro de 2008 pelo Jornal Global
Na imagem podemos ver o Pinhão com o seu "Vintage Hotel" mesmo de costas para a estação de caminhos de ferro que é deslumbrante quer pela sua localização como arquitectonicamente e sobretudo pelos seus azulejos.

29.7.09

O Homem do Comboio

Ilustração de Robert Steele
Esta é também uma pequena homenagem a um homem Simon Alexander Haley nascido em 1892 e criado em Savannah, no Tenessee. Trata-se de um pequeno texto publicado nas Selecções do Reader's Digest de Setembro de 1992 da autoria do seu filho Alex Haley. Sintetizando o pai de origem negra foi o único de oito filhos que conseguiu estudar e graças a um benfeitor (R.S.M. Boyce) encontrado ao acaso num vagão de comboio aquando ele trabalhava para a Companhia Pullman deu-lhe direito a uma bolsa de estudo para a Universidade de Cornell em Ithaca, no estado de Nova Iorque. O filho (Alex Haley) é o autor do livro "Autobiography of Malcom X"
Tudo aquilo que se relacione com comboios faço para que apareça aqui no blogue.

1891 Ferrocarill Central Mexican

"Ferrocarill Central Mexicano". Canal of Nochistongo. Ano de 1891.
Reparar na câmara gigante colocada num tripé, a qual utilizava negativos em vidro do formato 55,9 cms x 45,7 cms (daí o termo mamooth), do fotógrafo William Henry Jackson! Realmente desta forma era possível conseguir fotografias de grande qualidade. Quanto maior o negativo, melhor o resultado final. Mais uma imagem retirada do Shorpy!

Despedida em 1977

Foto: Comissão de Estudo para Instalação do Museu Ferroviário
Esta imagem refere-se à despedida do último combóio a vapor no ano de 1977. Não sei a quem pertence esta fotografia mas prometo que mal a identifique farei menção aqui no blogue do seu autor. Para já fica o meu apreço por uma tomada de vista muito bonita a resvalar quase para uma pintura!
Mas realmente foi isto que aconteceu. Ficamos sem as velhas locomotivas a vapor, sem o seu fumo, apito e cheiro tão característicos. É pura nostalgia mas a par da inovação bem poderiam continuar com este tipo de comboios em linhas turísticas. Vale bem a pena olhar para os ingleses para verificarem o carinho que eles possuem pela sua história, neste caso, ferroviária. É um problema passarmos a vida a deitar tudo ao "lixo" ou a vendermos a outros o pouco que já temos.

Delito de Opinião

Esta composição de imagem não é mais que um simples agradecimento ao Delito de Opinião por fazer do Vale da Fumaça o blogue da semana. A crítica construtiva é sempre bem vinda seja qual for o tema que ela aborde e repito, o Delito de Opinião, está bem recheado de pessoas que pensam aquilo que escrevem.

24.7.09

1864 - Nashville, Tennessee

1864 - Nashville, Tennessee

Depósito de Locomotivas. Retirado do "Shorpy" um dos melhores sites sobre levantamentos fotográficos de fotografia americana, embora na sua maior parte de autores anónimos. De qualquer modo é assim que se vai construindo as memórias de um país.

7.7.09

Pala - Passagem de Comboios

Como há 40 anos passo aqui férias, de quando em vez passeio até à estação para fazer umas fotografias ou uns pequenos vídeos somente como registos. Podemos fotografar diversas vezes os mesmos locais mas em absoluto as imagens são sempre diferentes e isto deve-se à disposição que temos no momento, à luz, aos enquadramentos ou mesmo ao tipo de objectivas e câmaras que utilizamos. Nunca é de mais repetirmos pois, só a simples razão de terem abatido uma árvore já é motivo suficiente para que notemos a diferença.

Ainda sobre a Viagem ao Tua

Abastecimento de água e manutenção da locomotiva
Preparativos para a partida ... um adeus até à próxima viagem
Partida em direcção ao Tua

Mais uma vez convido-os a fazerem esta maravilhosa viagem. Esta sequência de imagens é na Estação do Pinhão no ano passado. Toda esta vivência é de não perder pois para além do passeio ser magnífico é também uma viagem ao passado!

Aqui, no Pinhão, quando o vêem passar e a apitar há quem diga "vem aí o "Texas"! Esta designação provem, também, do velho comboio de Chaves.

3.7.09

Shorpy - Um Site a Visitar

Hoje publico uma imagem retirada do site americano Shorpy que considero fabuloso, uma vez que faz um enorme levantamento de fotografias aleatoriamente (as que vai recuperando) com uma qualidade muito boa, sobre diversos temas. Nesta imagem de 1943 de autoria de Jack Delano podemos ver uma carruagem /casa dos trabalhadores de linha da Companhia - Atchison Topeka and Santa Fe Railroad, entre Clovis e Vaughn (New Mexico).

2.7.09

Locomotivas que Fizeram Historia III

Layout com CP 2600

Uma passagem da CP 2600 pelos caminhos do Vale da Fumaça.

Pala e Ponte de Caminhos de Ferro

Pala é um lugar da freguesia de Ribadouro do concelho de Baião / Douro. É famosa pela qualidade dos seus citrinos nomeadamente as laranjas mas, sobretudo, é conhecida pela sua beleza natural. Nas imagens inseridas podemos ver a albufeira da Pala que é uma delícia de paisagem, a ponte de caminhos de ferro em alvenaria (que noutra mensagem mostrarei pormenores) e as típicas casinhas de beira de linha que sempre ajudam a compor o ambiente.

1.7.09

A CP no WTCC-Porto

Para os adeptos a CP disponibiliza comboios por forma a não perder as corridas da Boavista, no Porto. Aqui é apresentada só a imagem da página mas pode informar-se no próprio site que abaixo é indicado.

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.