18.10.09

Trailer do Filme - Pare, Escute, Olhe

Parabéns a Jorge Pelicano e Rosa Silva
video
Podem ver aqui o trailer do filme
Mais uma ajuda do "Cantinho dos Comboios"

Pare, Escute, Olhe

É uma obra que retrata o abandono a que a região de Trás-os-Montes e Alto Douro tem sido votada. Realização de Jorge Pelicano e produção de Rosa Silva. O tema é essencialmente a Linha do Tua com todos os problemas inerentes desde o final dos anos 80 até aos dias de hoje nomeadamente a sua destruição face a uma barragem que não tem nenhuma razão de existir a não ser o betão ligado aos grandes interesses. O país fica para mais tarde, do género, quem vier que feche a porta.
A ver nas seguintes salas:

18 de Outubro – Cinema Londres, 23H00

19 de Outubro – Culturgest, 18H30

22 de Outubro – Cine Eco 2009, Seia, 22H00

trains.com - um site a visitar

Vale a pena visitar este site "trains.com" para quem gostar de ferromodelismo.

17.10.09

Trains

Isto são pré-visualizações de livros que podemos encontrar no Google. É interessante dar uma vista de olhos por aqui. Para tal é suficiente abrir o Google e ir á secção de livros e escolher a temática (neste caso os comboios). Vão reparar que é interessante. É mais uma dica para os ferrovipatas.

14.10.09

Orient Express


video
Mais uma viagem de sonho!
Ligado a este comboio existe um filme com o mesmo nome "Oriente Expresso".
Mais uma viagem a colocar na minha agenda para quando me reformar!!! E quando?
Volto a agradecer ao Luís a ajuda impecável nos vídeos. A paixão pelos comboios cria também laços de amizade e solidariedade.

Rovos Rail - Video

video
Aqui podemos ver o vídeo sobre este fabuloso comboio. Só espero pelo euromilhões para fazer uma destas viagens. Já agora com esse montante pagaria aos meus amigos os bilhetes para as mesmas. Não seria nada demais! Devia ser um gozo impressionante! Mais uma vez um obrigado ao Luís.

12.10.09

The Pride of Africa

Plano de corte de carruagem-cama com 11 m2
O mais luxuoso comboio do mundo. Conhecido por o "Comboio dos Safaris".
Não vou dizer muito sobre este comboio de sonho pois mais vale verem os links.
No entanto, verifique algumas viagens:
. Pretória > Durban.
. Pretória > Nelspruit com excursões ao Kruger National Park.
. Cape Town > Das Es Salaam passando por Johannesburg, Pretória, Gaberone, Bulawayo, Livingstone, Lusaka, Kasama e Mbeya.
Ver vídeo no Youtube.

11.10.09

Rails&Ties - Laços de Esperança


Trailer do Filme "Rails&Ties
Versão 16:9
video
Mais um filme de qualidade em que, resumidamente, uma colisão entre um comboio e um automóvel resulta numa afeição fora do comum entre um jovem que escapa ao acidente e um engenheiro da companhia de caminhos de ferro. Um agradecimento especial ao Luís(Cantinho dos Comboios) pela ajuda na elaboração deste post relativamente ao vídeo.
Origem - EUA
Ano - 2007
Género - Drama
Realizadora - Alison Eastwood (filha de Clint Eastwood).

Nunca é tarde demais para amar

Este é mais um filme indicado por Dias Imperfeitos e que estou à espera que saia em DVD. É muito recente pois veio para as salas de cinema em 2008 e resumidamente, "uma das personagem, amante de comboios, quando não os podia ver, gostava de ouvir gravações com o som que estes fazem".
É mais um para a nossa "comboioteca" (esta palavra ainda não existe mas funciona bem no meio dos ferrovipatas). Desculpem-me os especialistas em linguística! Já sei que esta palavra não está fora nem dentro do acordo ortográfico!
Origem do filme - Alemanha
Ano - 2008
Género - Drama

10.10.09

Tua-Mirandela

video video video

Esta foi a minha última viagem entre Tua e Mirandela em Julho de 2008. Passado um mês aconteceu o infeliz acidente que foi o rastilho perfeito para acabarem com esta linha e sustentarem a tese da construção da barragem. Se isto acontecesse sempre que existem acidentes ferroviários, certamente já não haveriam comboios! Mas, limito-me a dizer só isto porque para bom entendedor meia palavra basta. Ficam aqui três registos de uma viagem de ida e volta que tive a oportunidade e a felicidade de fazer. Neste momento estou a pensar dar um passeio a pé por parte deste trecho de linha e quero ver se alguns entusiastas me acompanham. O Outono e Primavera são as épocas ideais para o fazer. Talvez já seria tempo dos amigos dos comboios e não só, aqui presentes nos blogues, se juntarem para delinear este passeio.

7.10.09

Restaurante Calça Curta

Quem passeia ao encontro de comboios acaba sempre por almoçar ou jantar em restaurantes que, embora desviados das estradas principais, oferecem petiscos do arco da velha! É o caso do Restaurante Calça Curta na Foz do Tua, mesmo em frente à estação de caminho de ferro. Aqui poderá comer peixe de rio em escabeche, caldeirada de enguias e um polvo (que embora não seja do rio) é uma delícia. Da última vez que lá fui enchi-me de coragem e pedi ao proprietário que me vendesse um prato de mesa para ficar como recordação o que ele prontamente mas à socapa, para os outros clientes não verem, o embrulhou num saco de papel e me ofereceu.
Fiquei radiante pois, isto é mais um símbolo ligado aos comboios, às estações de caminho de ferro e sobretudo ao Tua que neste momento padece de quem olhasse com olhos de ver e não só com olhos de olhar para o problema inerente ligado à tal absurda barragem que mais não é que um simples negócio uma vez que o caudal que a mesma irá representar é insignificante.
Para quem ainda não conhece este local deverá visitá-lo enquanto o mesmo ainda permanece como quando nasceu! A noite é um espectáculo só com a luz amarelada e ténue da estação a cair sobre a linha... quase se consegue ouvir o silvo das velhas locomotivas a carvão e o fumo das mesmas a envolver o cenário!

5.10.09

Les Plages D'Agnès

Este é um filme que me foi recomendado pela autora do blogue "Dias Imperfeitos", da realizadora Agnès Varda da qual já vi um outro filme muito interessante - "Os Respigadores e a Respigadora". No filme "As Praias D'Agnès" a partir de um dado momento a referida realizadora encontra na Bélgica, um coleccionador que chama aos amantes dos comboios os tais "ferrovipatas" que, de quando em vez, aqui faço referência. Não sei se já se encontra em DVD mas recomendo-o.
Mais uma referência aos comboios.

Os comboios são eternos!

Hoje anexo uma fotografia relativa à capa da Revista a Gazeta dos Caminhos de Ferro (que podem consultar em "O Comboio em Portugal" do ano de 1948). Aqui podem retirar PDFs que são uma delícia para conhecermos como eram os comboios de então! É pena que esta revista não continuasse a ser publicada. Faz falta para os "ferrovipatas". Seria, como ainda hoje existe o "Borda D'Água e o Seringador".
Sei que existem muitos amigos e amantes deste tema mas aproveito para aqui realçar o Blogue do nosso amigo Luís - "O Cantinho dos Comboios" que tal como eu, é incansável na busca e edição de temas com interesse para além de ser um coleccionador à escala, dos caminhos de ferro.
Não é muito fácil para quem trabalha dedicar quase diariamente uma hora ou mais a este tema e ao blogue. Contudo, quem gosta mesmo de comboios este é um meio de colocar o stress a passar ao lado.