22.11.09

Monocarril em Wuppertal

Este monocarril existe na cidade de Wuppertal na Alemanha e é uma construção ferroviária do início do século XX (1901). Está situado nas colinas de Derendorf. A cidade onde está instalado é de fácil acesso tanto de carro como de comboio, de Colónia, de Dusseldorf e da região de Ruhr (maior região industrial da europa). Este monotrilho além de ser descongestionante de trânsito é um bom meio das pessoas terem uma outra vista sobre a cidade.

18.11.09

Túnel de St Gothard

video
A concretização deste túnel necessitou de 10 anos de estudo e quinze de construção.
A nova linha será posta em serviço nos finais de 2013 e será o mais longo túnel ferroviário do mundo.
Os maiores túneis ferroviários do mundo:
57 Kms: Saint Gothard ((Suiça), 2013
53,8 km :
Sei-Kan (Japão), 1988
50,45 km : Eurotunnel (
França-Inglaterra), 1994
34,5 km : Lötschberg (
Suiça), 2007
28,4 km : Guadarrama (
Espanha), 2007
26,4 km :
Hakkôda (Japão), 2010
25, 8 km :
Iwate-Ichinohe (Japão), 2002
22,2 km :
Îyama (Japão), 2013

17.11.09

Monte Lunai - in Temporal

video
Hassapiko Nostálgico - In Temporal
Monte Lunai é um grupo que reúne cinco músicos que se dedicam a redescobrir a dança e o baile tradicional, conforme poderão consultar no link associado ao título da mensagem.
A minha intenção em apresentá-los aqui não foi somente mostrar a sua qualidade como músicos mas também a coreografia que desenvolveram nesse video a qual não foi alheia à introdução do comboio como a montagem do mesmo ligando as escalas, o que ficou interessantíssimo.
Vou tentar aparecer mais vezes por aqui mas com as aulas tudo fica um pouco mais difícil.

11.11.09

NOVO LOGO VALE DA FUMAÇA

Os Caminhos de Ferro Vale da Fumaça tem agora um novo logo! Faz este mês três anos de existencia e como tal recorri ao meu grande amigo Carlos Romão para idealizar e modernizar o cabeçalho do blogue como já o fez anteriormente e com muita beleza. Recomendo a todos a visitarem a "Cidade Surpreendente" e a "Cidade Deprimente" para terem uma noção, por vezes esquecida por todos nós, como se encontra a nossa cidade. Não estou a referir-me somente ao seu abandono como também a aspectos que muitas vezes ignoramos, isto é, passamos pelos locais e não os vemos! Com toda a certeza que o Carlos Romão vai conseguir deixar para o futuro as memórias do Porto.

QUEM TEM ZON ESTÁ OFF!!!

Acabei de chegar novamente ao Vale da Fumaça. Pois é, quem tem Zon está off, mesmo que o slogan televisivo diga o contrário. Pagamos a internet mais cara da Europa e temos o pior serviço da mesma comunidade. É incrível como uma avaria pode estar em reparação quase três semanas! Telefonemas foram mais que muitos e sempre a mesma ladainha... cada vez que ligamos temos que contar sempre o mesmo problema e se a chamada cai, então é um martírio. Inclusivamente tive que adquirir uma pen (Zon Mobile) para conseguir rapidamente ver um mail ou outro, quando esta deveria ser disponibilizada ao cliente enquanto a avaria não estivesse reparada. Mas, como vivemos num país surrealista já não vale a pena dizer mais alguma coisa.
A Net esteve interrompida mas os horários do Vale da Fumaça continuaram a funcionar com os comboios a chegarem à tabela!
Para os meus amigos e amigas cá estou de novo que é o que interessa.
Um abraço para todos.