31.5.10

Douro e o seu explendor


Maias
Flor do Musgo no caminho de Sabrosa para Pinhão
Flor do Musgo no caminho de Sabrosa para Pinhão
De Sabrosa para Pinhão
De Sabrosa para Pinhão
De Sabrosa para Pinhão
Painel de autoria de Jorge Barradas na Estação do Pinhão

Para ver comboios no Douro é preciso fazer uma viagem muito bonita e agradável. Não se podem perder estas magnificas paisagens com montes de uma beleza inigualável e cores sensacionais. Aconselho que façam uma visita por estas paragens que não se arrependem certamente. A paisagem do Pinhão está classificada pela UNESCO como património cultural da humanidade.

30.5.10

Museu ao ar livre!!!

Não me canso de censurar todo este abandono. As palavras já estão gastas e não sei que mais se poderá dizer desta falta de cuidado com o património. Nada disto aconteceria se atempadamente se tivessem tomado as devidas medidas. No entanto isto parece não ser connosco! É do género "quem vier que feche a porta"!
Régua - 29 de Maio de 2010

27.5.10

Comboios à luz da serigrafia

Hoje faço questão de mostrar uma fotografia de minha autoria tratada em serigrafia mas a nível caseiro. É uma outra forma de podermos comunicar e de sintetizar um registo fotográfico. Depois da fotografia esta é a arte que mais gosto de experimentar e com a qual se pode obter trabalhos muito interessantes. Esta que apresento não está com muita qualidade uma vez que foi impressa em papel de fotocópia como experiência. Experimentem.

24.5.10

Lego - O brinquedo mágico!

Há muitos anos que esta marca de brinquedos tem vindo a deleitar imensas crianças. É aprender construindo com blocos. É manusear, inventar, criar, construindo novos mundos infantis e não só. É um brinquedo criado na década de 1950 pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen.
Aqui podemos ver a área destinada aos comboios que, embora sem grande preocupação de detalhes, são do mesmo modo um início para mais tarde aqueles que são agora pequenitos se iniciarem no comboio eléctrico à escala com a vantagem de poderem coleccionar perfeitas reproduções dos comboios reais.
É uma dica para muitos pais pois, com a introdução dos computadores por tudo quanto é sítio, muitas vezes fica por descobrir o quanto de lúdico têm estes brinquedos e o quanto poderão ajudar no desenvolvimento dos filhos. Aqui tudo é real e não virtual - mexemos, viramos e reviramos, juntamos peças e até mesmo as perdemos mas no final consegue-se uma pequena obra palpável realizada pelas nossas mãos.


video

19.5.10

Tua - Vargelas

Mais uma passagem pelo Tua, neste caso em Vargelas. É uma paisagem fantástica mas que, por ignorância e por outros motivos que não vale a pena aqui mencionar, vai deixar de existir. Esta é alinha que deixará de o ser e onde neste momento já se podem ver máquinas a desfazer este sonho da natureza. Se aqui não se pode fazer turismo como em tantas linhas noutros locais do mundo então não sei o que dizer. Copiamos tudo aquilo que os outros fazem menos o que tem qualidade ou será que o dinheiro turva os olhos de quem já mesmo não quer ver!
Fotografia da autoria do Eng.º António Vasconcelos.

18.5.10

O homem tranquilo

video
Realmente este é um homem muito tranquilo! Não se passa nada!
Aqui um alerta a todos os fotógrafos nomeadamente os "ferroviários" pois é muito perigoso circularmos nestes lugares sem as devidas precauções e sobretudo não nos distrairmos. Precisamos, também, de ter olhos nas costas!!!
Aproveitem para ver o vídeo da autoria de Zappinternet.
Espero não ter abusado ao utilizar o referido vídeo e imagem o que desde já peço desculpa mas, a intenção foi fazer do mesmo um elemento pedagógico e de alerta para quem gosta de fotografar comboios.

11.5.10

Durango & Silverton


Este comboio hoje em dia faz várias viagens com crianças. Isto é um meio de elucidar mas sobretudo de não perder memórias. É também desta forma que se constroem sociedades capazes e com sentido de história não se bastando ao efémero. Durango & Silverton é um exemplo a seguir. Portugal deveria saber guardar e mostrar as suas memórias. Certamente que a nossa história não é pior que a dos outros!
video

10.5.10

Manunka Chunk

Warren County, New Jersey, circa 1900. "Manunka Chunk, east end of tunnel." (8x10 inch dry plate glass negative - negativo de vidro com 20,3x25,4 cms). Detroit Publishing Company. Mais uma imagem retirada do "Shorpy".
Velhos tempos em que as locomotivas a vapor deram uma grande ajuda para o arranque das economias. O comboio atravessa lugares que nenhuma outra viatura consegue. Chega a todo o lado a custos mais acessíveis e serve regiões e locais perdidos no tempo.