28.10.10

Escalas N-Z-T

Anexo imagem com referencia às escalas N, Z, T em que a Z e T só com óculos é possível ver qualquer coisa! Tudo são comboios e estas escalas são úteis para espaços muito pequenos sem perturbar uma habitação. Podemos ver isto, também, em Rio Grande Modelismo.

Flying Scotsmann-Nova Aquisição Vale da Fumaça

Os Caminhos de Ferro Vale da Fumaça acabam de adquiri uma nova locomotiva inglesa. Trata-se da Flying Scotsmann. É uma locomotiva rápida para composições de passageiros ou de mercadorias e pertence à companhia LNER - London & North Eastern Railway. Foi desenhada por Sir Nigel Gresley e começou a ser construída em 1926.
Na escala HO tem um comprimento de 280 mm e é realmente uma máquina espectacular. A marca é Hornby. Seguidamente esta locomotiva vai recolher às oficinas para digitalizar pois comprei-a na versão analógica. Tem que ser um passo de cada vez! Proximamente irei mostrá-la no meu layout.

27.10.10

Locomotivas de sonho!

Tender Vapor Horst Zahnrad - DB
Tenderlok BR 86 -  DR
Esta é uma marca de topo, sempre foi. A qualidade alemã está sempre acima de tudo. É deste modo que conseguiram uma marca com prestígio desde 1887 dedicada ao ferromodelismo. Parece muito tempo e é certamente. O que muitos podem pensar é como este tema se vem desenvolvendo há 123 anos! Desde sempre o brinquedo foi uma atracção para crianças e não só, muito mais quando este se transformou num brinquedo técnico à semelhança do real. 

26.10.10

Comboios em Portugal

Vale a pena visitar o site do João Pedro Joaquim pois tem uma boa informação. É interessante de ver e penso que está mal divulgado. Há uns anos tinha um pequeno programa para descarregarmos que consistia numa base de dados pequena mas em construção contínua.

Tracks - Washington - 1908

Tracks 1908 - Washington, D.C., Circa 1908
Mais uma fotografia retirada do Shorpy, como sempre um grande arquivo fotográfico. De realçar que este site não tem só fotografias sobre comboios. É generalista e sobretudo um grande arcevo de imagens. De realçar que relativamente ao original fiz um corte para evidenciar mais a locomotiva.

Encontro de Ferromodelismo - Brasil

Pelo menos aqui em Portugal deveríamos fazer um encontro destes anualmente. Seria interessante e despertaria mais os amantes dos comboios a começar pelas crianças. É só uma dica! Sei que no sul há uma organização que elabora anualmente uma concentração deste género mas está pouco divulgada no país. Nestas situações os brasileiros são mais abertos e quando se "metem" a fazer qualquer coisa é mesmo em grande. Este é o "3º Encontro de Ferromodelismo Serra verde Express".

24.10.10

Mais ferrovias a abandonar!

É triste mas é assim. Afinal parece que o problema do orçamento são os comboios!!! Esta é mais uma das desculpas!!! O que virá a seguir? Podemos ver notícia no Jornal Sol. Não sei se este link se vai manter muito tempo, uma vez que é notícia de hoje do jornalista Frederico Pinheiro.

Escalas e Bitolas


Anexo tabela que pode fazer falta a muitos coleccionadores.
Reparar que, embora diferentes, HO e OO (UK) têm a mesma bitola.

23.10.10

Biblioteca Digital Mundial


Grande Ferrovia Siberiana.
Esta ferrovia de 8000 Kms liga Ekaterinburg, nos Montes Urais, ao porto de Vladivostok, no Pacífico. De um modo ou de outro vale bem a pena visitar a Biblioteca Digital Mundial

22.10.10

Como falar de comboios

O relógio da estação estava certo pela hora ferroviária
A maior parte das pessoas viajava em comboios mistos
É fácil falar de comboios e contar a sua história. É um meio de transporte maravilhoso, chega a todo o lado e é confortável. No século XIX ocorreu uma revolução que transformou radicalmente a vida do homem comum - a invenção das máquinas a vapor. Longe vai o tempo de quando entrávamos num túnel o fumo era tanto que quase não nos víamos. Mas era adorável sobretudo o cheiro a carvão e aquela luz ténue que acendia dentro dos vagões até sairmos da escuridão. Estas imagens foram retiradas do livro "Comboios e Caminhos de Ferro" da Editorial Publica - ABP Edições. Vale bem a pena comprar este livro quer para nós mesmos como para filhos e netos. É uma história real contada em forma de banda desenhada.

15.10.10

Revolução na arte

Marne Eames, que trabalhou no Museu de Arte Moderna de Nova York, conta que observou, certa vez, um velhinho simpático examinando cuidadosamente os quadros postos à venda. Depois de muito ver e pensar escolheu um quadro louco, intitulado "Silvo da Locomotiva", representando um amontoado de casebres na encosta de uma colina e, distante, um comboio a aproximar-se.
O velhinho pagou o preço, esperou pacientemente enquanto embrulhavam a tela e dirigiu-se, depois, em passadas rápidas, para a porta giratória que dá para a rua. Mas, em vez de sair, deu uma volta completa e surgiu, de novo, frente de Eames: "Por favor," disse com toda a seriedade, "não vá o senhor pensar que gosto de arte moderna. Eu gosto é de comboios".

Claire MacMurray, no Plain Dealer, de Cleveland - Reader's Digest Janeiro de 1950
Foto Inserida - Catálogo Rivarossi 67-68

13.10.10

There´s Room For You

1915 Enlist To-Day - Convite do exército inglês a jovens para se alistarem. Embora isto não tenha piada nenhuma porque fala em convite para a guerra, só o coloquei por duas razões: 1- A comunicação gráfica no começo do século XX; 2 - A imagem de uma carruagem de comboio a qual se os mancebos fossem substituídos por jovens a deslocarem-se para um piquenique seria muito melhor.
Esta imagem é mais um arquivo do Shorpy sempre com uma boa colecção de imagens gráficas quer sejam fotografias como ilustrações. Mais ... em 1915 não havia o Photoshop nem softwares para desenho ou fotografia.

7.10.10

Tua - Maqueta

Vou iniciar a minha maqueta sobre o primeiro trecho da linha do Tua a partir da estação com o mesmo nome. Já fiz esta fotografia há sensivelmente ano e meio com esse intuito mas até agora ainda não arranjei tempo para começar. Vai ser agora mas irá demorar bastante tempo pois vou ter que colocar à escala todo esse pormenor que se vê na fotografia e só depois começar a levantar o monte, escarpas, túnel, linha, vegetação, etc. Assim que esteja pronta colocarei aqui no blog a respectiva imagem.

Vale da Fumaça adquire novo vagão


Os caminhos de Ferro Vale da Fumaça adquiriram hoje mais um vagão de mercadorias da referencia "Hikks". Mais um para tentar conseguir fazer um layout com material rolante nacional - CP.
Ainda bem que a RTrains, empresa portuguesa, se lembrou de deitar mãos ao nosso material ferroviário e desse modo colocar no mercado alguns modelos de referencia. 
Relativamente ao Vale da Fumaça este vagão foi inscrito na série M 100.000.100.

2.10.10

BR80 DB BAHN


video
Esta é uma das minhas locomotivas a vapor que se encontrava em manutenção, na altura do filme.
Para além das locomotivas a vapor portuguesas as alemães são das mais bonitas e com um óptimo design . BR80 é um bom exemplo disso.

1.10.10

Curioso, nostálgico, encantador

video
É um "brinquedo" sobretudo de grandes. É caro mas, também, fica caríssimo fumar e é só fazer as contas: fumando um maço de tabaco por dia (+/- 3,50€) dá um total de 105,00€ por mês com direito a prejudicar a saúde. Não posso falar porque fumo mas se virmos bem o que é caro há muito a reflectir. Depois este hoby podemos passá-lo aos netos e o "outro" não. Olhe para o que eu digo, não olhe para o que eu faço!

Infraestruturas

New York, 1908. "Excavations for N.Y. Central Station." Grand Central Terminal"
Trabalhos de execução da Grand Central terminal de Nova York. Mais uma fotografia do excepcional site de Shorpy. Esta imagem serve também para os amantes dos comboios à escala retirarem ideias para uma maqueta, como eu vou fazer. Estes três níveis de linhas que se observa conferem uma beleza adicional a qualquer layout de um aficcionado.