24.1.11

Bairro Social quase pronto!!!








É verdade, já vou na quarta casa desde há um mês! Acabei hoje esta. Espero dentro em pouco ter uma colecção de dez para montar duas rectas de linha com 2, 5 mts com cruzamento. Vai ser a forma de ter um pequeno layout para poder colocar a circular algumas máquinas paradas há já algum tempo. Todo o conceito e confecção destas casas é de minha autoria exceptuando os bonecos que devido ao tamanho à escala é praticamente impossível construí-los.

21.1.11

Vale da Fumaça - Construtora









A"construtora"Vale da Fumaça continua com as suas casas. A empreitada está em bom caminho e posso mostrar mais algumas já concluídas e outras que ainda irão aparecer. Esta opção de ser eu mesmo a construir estas pequenas maquetas é a melhor forma de poupar alguns euros (e não são poucos) com a vantagem de poder dizer "fui eu que fiz". Podem crer que dá um certo gozo ver estas pequeninas casas a crescer a partir de cartão, balsa, cola, tintas e um pouco de jeito.

13.1.11

Casa palafita e topos de linha






Os Caminhos de Ferro Vale da Fumaça através da sua "construtora" acabaram agora de usufruir uma casa palafita para o seu layout. Todas estas construções, para além de um passatempo, são úteis uma vez que acabam por ficar substancialmente muito mais acessíveis em custo que comprar material de marca. Não é uma linha branca mas, os comboios dão muito mais prazer quando somos nós a elaborar toda a maquetagem. Isto não é difícil mas ocupa um pouco de tempo e para tal é necessário um pouco de paciência e sobretudo de criatividade.

5.1.11

Um comboio no jardim

Publicado no Jornal de Notícias de 04 de Janeiro de 2011.
"Rúben Oliveira desde criança que sentia o fascínio pelos motores. O avô já era conhecido por fabricar as máquinas agrícolas da casa, em Fonte Coberta, Barcelos, e o pai montava sistemas de aquecimento. Aos 15 anos, construiu o primeiro motor e, neste momento, está a construir uma moto a vapor que será movida a óleo de cozinha. Mas são as duas locomotivas que circulam na linha oval, com 60 metros de comprimento, que mais se destacam das invenções deste técnico de climatização. Uma réplica da "Baldwin" que, em 1850, inaugurou as linhas nos Estados Unidos e outra de modelo inglês, conhecida por "Galinha" deixam encantado quem visita Rúben. O esquema está montado para transportar adultos e crianças, encavalitados nas carruagens. Chegam a atingir 20 Kms/hora. Rúben está disponível para partilhar a invenção com os demais e até já tem feito demonstrações em escolas".

NB - Este texto está abreviado relativamente ao original.
Fotografia - reprodução do jornal.
Texto original - Pedro Vila-Chã