18.7.11

Comboio Histórico I Linha do Douro

Comboio Histórico. Vale a pena a viagem.

A LInha do "Valle do Vouga" - 1909

Estas imagens foram retiradas da Revista "Illustração Portugueza"bem como parte do texto. Data de 1909 e foi um achado que encontrei num alfarrabista, mais conhecido como "Chaminé da Mota" na Rua das Flores, no Porto. A seguir texto retirado na integra da revista número 150 de 4 de Janeiro de 1909:

"Quantos o disfructaram já sabem que não exageramos no elogio, e por isso a Illustração Portugueza, que aproveita sempre avidamente todos os ensejos que se lhe offerecem para exaltar a belleza d'esta nossa linda terra, não podia deixar passar despercebido o pretexto da inauguração da parte construida, desde Espinho até Oliveira de Azemeis, da nova linha do Valle do Vouga, que se realizou por ocasião da viagem regia".

Descrição das imagens:
1 - Ponte da Rata (Aveiro)
2 - Vista Geral de Águeda
3 - Ponte sobre o Rio Vouga
4 - Estação de Vila da Feira
5 - Cliché do comboio inaugural da Linha do Vale do Vouga (Aurélio Paz dos Reis)
5 - Vista da Ponte de S. Pedro do Sul



15.7.11

Ampliação de Layout

Mais uma pequena extensão do Vale da Fumaça.

Portugal Ida e Volta

Livro muito interessante que nos convida a conhecer o país de comboio em oito linhas Regionais, a saber: Linha do Minho, Linha do Douro, Linha do Vouga, Linha do Norte e Ramal de Tomar, Linha da Beira Alta, Linha da Beira Baixa, Linha do Oeste e Linha do Algarve. É simplesmente um guia que propõe percorrer o país viajando de comboio, descobrindo as mais belas localidades. Apresenta ainda sugestões de visita e detalhadas informações turísticas como o que ver, o que fazer, o que saborear, onde comer e onde dormir. É um guia com duzentas e vinte e três páginas e tem um custo muito acessível - 5€ incluindo um desconto de 8€ num produto turístico da CP.