30.7.12

The Train

Paris, agosto de 1944. Com o exército aliado cada vez mais próximo, o comandante alemão e fanático admirador de arte, coronel Von Waldheim (Paul Scofield), rouba uma vasta coleção de pinturas raras francesas e embarca-as num comboio com destino a Berlim. Mas, quando um membro da resistência francesa é assassinado durante a tentativa de sabotagem do plano de Von Waldheim, Labiche (Burt Lancaster), um corajoso membro da Resistência, jura deter o comboio a qualquer custo. Fazendo uso do seu vasto arsenal de habilidades, Labiche causa uma verdadeira onda de devastação e destruição: linhas soltas, passagens destruídas e colisões, numa busca apaixonada pela justiça, reconhecimento e vingança.
Inspirado num fato real e abrilhantado por incríveis proezas e efeitos visuais, "O Comboio" é «um filme de suspense, emoção e trabalho de qualidade superior». Destacam-se ainda no elenco a atriz francesa Jeanne Moreau (Christine), Jean-Pierre Zola, Albert Rémy, Jacques Marin e Christian Rémy.
O filme, uma co-produção entre os EUA, a França e a Itália, foi realizado em 1964 por John Frankenheimer, o argumento foi escrito por Frank Davis e Franklin Coen, a magnífica fotografia a preto-e-branco é de Jean Tournier e Walter Wottitz, e a música do compositor francês Maurice Jarre.
Embora baseado numa história verídica, os eventos mostrados em "O Comboio" são fictícios. O verdadeiro "comboio da arte" não chegou a deixar Paris, sendo retardado por burocratas franceses e forçado a deslocar-se em círculos em torno da cidade.
                                                                                                                             (Texto de Vasco Martins)

12.7.12

16º Encontro de Ferreomodelismo Frateschi

Como sempre, no Brasil (neste caso S.Paulo), as pessoas dedicam-se bastante ao comboio e a corroborar sistematicamente fazem exposições muito interessantes. Deveria ser assim, também, entre nós que temos uma grande tradição do comboio!