26.9.13

Casa da Aldeia - Valadares

Não deixe de passar aqui uma tarde de Sábado.

Comboios de jardim

Comboios de Jardim em Espanha - Possuem imensos em diversas regiões.
Aqui em Vila Nova de Gaia, Portugal, também temos este tipo de comboios na casa (propriedade) de um particular, "Casa da Aldeia" em Valadares do Snr. Bernardino Coelho de Castro Ribeiro. Vale bem a pena visitar não só por este tipo de comboios externos bem como salas de diversas maquetas excepcionais sobre comboios. Abaixo uma das visitas à dita Casa da Aldeia.
Comboios na Casa da Aldeia - Portugal / Vila Nova de Gaia / Valadares

17.9.13

Linha azul / Línia Blava

"Linha azul" - uma novela sobre o Metro de Barcelona do escritor Ramon Solsona que se documentou dos meandros da Linha 5 do Metro de Barcelona e deste modo elaborou uma grande metáfora da grande cidade. Simultaneamente com a confecção do livro o autor realizou várias reportagens. A novela é um marco de uma série de histórias que se iniciam no começo de uma viagem. A não perder.

RECUERDOS del TREN - Centenario del Ferrocarril Coín Málaga

Recordaçoes do comboio - Caminho de Ferro "Coin Málaga"

16.9.13

Science et Vie / Chemins de Fer

Uma revista excepcional e com muito para ler! Esta diz respeito ao ano de 1952. Era uma revista mensal em que todos os meses o tema era variável. Parece-me que ainda existe embora numa versão maior o que, para mim, é um pouco incómoda em termos de coleccioná-la. Consulte Science et Vie.

1973 Estação da Boavista

Porto - Estação da Boavista. Esta estação situava-se na Rotunda da Boavista e prolongava-se pela Avenida da França, onde uma das saídas seria para a Póvoa de Varzim ou então, para a Estação da Trindade no centro da cidade do Porto. Hoje em dia só existe o edifício da Estação da Boavista que já passou por ser um banco e neste momento encontra-se quase abandonado! É assim que se trata o nosso património. A história desaparece ficando só a memória para aqueles que tiveram a sorte de a ver funcionar em pleno. Consulte, também, Porto Desaparecido.

14.9.13

Uma questão de partida!


No Vale da Fumaça poderá escolher entre duas partidas. A partida de comboio, isto é sair daqui viajando para outras terras, outros lugares, ou a partida de ténis, o que implica ficar por cá, equipar-se a preceito e bater umas bolas com o pessoal residente no vale. A escolha é sua.

11.9.13

BRM Digital Edition - Read British Railway Modelling on your mobile device!

BRM Digital Edition - muito bom para quem gosta de comboios à escala.

150 anos da primeira linha da Galiza

15 de Setembro de 1853 apareceu o primeiro comboio que circularia pelas linhas galegas - Estação de Cornes em Santiago de Compostela. Na imagem aspecto da Estação de Santiago nos anos 80 (Foto Gallego). Reparar que tratava-se da via posta a funcionar pela The West Galicia Railway Company que se prolongaria pouco depois até Pontevedra.

5.9.13

Union Pacifics Mighty Turbines

Union Pacific - uma grande companhia ferroviária.

Estação da Boavista - Porto

Estação da Boavista - Porto.
Entre as duas imagens há 130 anos de diferença e mesmo assim
a fotografia inferior (mais recente) já não mostra como ela está hoje.
Fotografia retirada do Facebook - Porto Desaparecido.