30.11.13

Lionel Trains

Há 113 anos a construir comboios "Lionel Trains" é realmente uma referência nesta área. Mal apareceu no mercado aos anos que referi, dentro de pouco tempo já tinha vendido mais comboios em todo o mundo que o número de máquinas e composições existentes nos EUA naquele tempo, à escala real. Aqui no blog poderão encontrar um artigo bem desenvolvido sobre Lionel Trais, já postado há uns anos. Como aqui na revista indica, os anos de ouro da Lionel foram entre 1955 e 1959 mas, ainda esta famosa marca dá "cartas" e está aí para criar fascínio nas crianças e adultos.

TGVs para Barcelona a partir de Dezembro 15

A partir de 15 de Dezembro TGVs para Barcelona

26.11.13

CP E164 em circulação em Franches - Montagnes

Franches - Montagnes

Esta locomotiva da CP a E164 está actualmente preservada e em circulação em Franches - Montagnes. A única alteração ao original é o pára-choques e o sistema de engate. Ver aqui.
Fotografia e textos retirados da página fo Facebook de Carrileiros de Portugal


25.11.13

Vagão "Quimigal Adubos"

Deve chegar amanhã a última aquisição do Vale da Fumaça, o "Vagão Quimigal - Adubos", à escala HO e da All Scales Trains. Enontra-se bem reproduzido e entra nas minhas novas aquisições - Comboios Portugueses.

Locomotiva Inglesa Shunter

Locomotiva Inglesa Serco Shunter 0-6-0 à escala HO, DCC Ready (pronta a ser digitalizada). A sigla DCC Ready é isso mesmo que significa.
Descrição:
Classe - 08
Desenhador - British Railways
Entrada em serviço - 1953
quantidade construída - 1193
Modelo - 124 mm
Motor - 5 polos Skew Wound
Nesta época de Natal o referido modelo encontra-se à venda na Hornby por 71,90€ o que, embora a época que corre, está num preço muito bom.


Erinnerungen an die Federseebahn

Bom filme sobre comboios um pouco antigo pois ainda se vê um Volkswagen 1200 Carocha de vidro traseiro redondo, portanto, sensivelmente anos 60 do século passado.

PIKO Roll Out - Gartenbahn Dampflok BR 64, 22.10.2013, Ebermannstadt

Dampflok BR 64, 22.10.2013, Ebermannstadt
A reprodução autêntica desta locomotiva realizada pela PICO.

22.11.13

O Comboio as Crianças e o Natal


Está aí a chegar o Natal e um dos brinquedos preferidos das crianças são os comboios quer sejam estáticos, a pilhas ou mesmo os mais sofisticados que trabalham ligados à corrente. Estes aqui representados numa escala próxima da OO custam sensivelmente 20€, isto é, o preço de um simples vagão já de um comboio de mesa, chão ou prateleira em layout de uma boa marca.

21.11.13

CP Alsthom 9004

Alsthom 9004 da CP no Apeadeiro do Tanha - Linha do Corgo. Fotografia de Darren T857, obtida a 18 de Maio de 2007. Tenho a impressão que esta locomotiva se encontra estacionada na Estação da Régua em bom estado de conservação. Esperemos que não esteja enganado.

20.11.13

Automotora da CP 019 054

Automotora da CP 019 054 (série 9050) encostada definitivamente em Sever do Vouga se, por acaso, ainda existe e lá se encontra! Fotografia obtida em Junho de 1992 da autoria de Dave Rowland. E é assim o modo como é tratado o património da CP! É pena pois é mais um belo "objecto" a desaparecer da história do comboio em Portugal.

1980 - CP E181, na Estação do Larinho


1980 - CP E181, na Estação do Larinho, da Linha do Sabor. Partilhei esta imagem da página "Carrileiros Portugal". Faz parte da cena inicial do filme "Manhã Submersa" realizado em 1978, de Lauro António, baseado na obra de Vergílio Ferreira com o mesmo nome do ano de 1954. A imagem acima do texto, referente à velha estação, é da autoria de João Luis Gomes Braga e encontra-se em "Farrapos de Memória". Esta estação hoje em dia é uma cafetaria onde as pessoas podem tomar qualquer coisa depois de uma caminhada ao longo da Ecopista. Visite este blog.

17.11.13

1980 - Rotunda da Estação da Régua

A rotunda das locomotivas com 6 Mallets 0-4-0 na Estação Ferroviária da Régua, em Junho de 1980. Fotografia da rotunda das locomotivas com 6 Mallets 0-4-0 na Estação da Régua / Douro / Portugal, em Junho de 1980. Fotografia de Wilson Lythgoe.

Da Régua ao Porto - Em actualização

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A viagem da Régua (Douro) para o Porto tem uma paisagem maravilhosa e passa por estações muito bonitas em relativo bom estado de conservação, uma vez que, ainda se encontram em funções, como por exemplo, Estação de Ermida, Estação de Aregos, Estação de Santa Cruz do Douro, Estação de Mosteirô, Estação da Pala (esta desactivada há anos e vandalizada)....ainda com todos os apeadeiro de intermeio... e, finalmente, São Bento, no Porto. Ver pormenores da Linha do Douro com bastante interesse. Relativamente ao filme, estou a tentar fazer uma montagem pequena mas com diversas amostragens.

Régua / Douro - Locomotiva E 208

Locomotiva E 208 da CP. Já nada haverá a fazer a esta maravilha. Na Régua já existe muito pouco material que possamos pelo menos admirar com nostalgia! Aqui na imagem ainda existem umas flores para alegrar o conjunto. Ano de construção - 1875. Construtor - Beyer Peacock. Esforço de tracção - 4720 kgs. Água - 7000 Lts. Carvão - 3000 Kgs. Tipo de Distribuição - Stephenson / Plana.

11.11.13

Companhia Wagons Lits

A Companhia Wagons Lits foi formada em 1872, na Bélgica, por Georges Nagelmackers. Veja aqui a história desta famosa empresa, não somente ligada a comboios mas, também à grande hotelaria.

7.11.13

Notícias de Espanha - Barcelona

Apresentação do livro "Transporte Ferroviário de Mercadorias", no próximo dia 11 de Novembro em Espal, província de Barcelona com a coordenação de Miguel Angel Dombriz e editado por Ferrocarriles de Generlitat da Catalunha. (Cultura do Tren - estudo das principais actuações para aumentar o tráfego de mercadorias de comboio.

5.11.13

Raymond Loewi - Estilista Industrial



Raymond Loewi designer nascido em França lembrado com um Google Doodle no 120º. aniversário do Estilista Industrial. Neste dia 5 de Novembro a Google lembra o designer que modernizou a imagem da indústria. A gigante Baldwin’s convidou-o para reformular a aparência das suas locomotivas. Raymond Loewi torna-se cidadão norte-americano em 1938, 19 anos depois de partir para o outro lado do Atlântico e foi nos Estados Unidos que realizou a maior parte da sua obra e onde obteve reconhecimento. O comboio passou também por estas mãos maravilhosas a desenhar locomotivas como esta última chamada "nariz de tubarão".