29.12.13

Feliz 2014

A todos que seguiram o "Vale da Fumaça", amigos, amigas, conhecidos e familiares, desejo um 2014 repleto de saúde para podermos fazer qualquer coisa pela vida. Já não se usa dizer "isto está difícil" porque quem desfez e continua desfazendo o país e já agora também o "comboio", está no seu melhor a gozar de cima do poleiro. Na imagem  a Estação de Canfranc. Até ao ano.

27.12.13

Pessoas dormindo na Estação de Metro de Ventas

1937 - Segredos de Madrid. Pessoas a dormir no interior da Estação de Metro de Ventas durante os bombardeamentos da guerra civil. O homem nunca deixou de ser aquilo para que sempre teve jeito: guerrilheiro e capaz de matar mesmo sem ser em legítima defesa. Hoje em dia, é só uma questão de mudar de fato, sapatos e óculos. Imagem e parte de texto retirados de Cultura de Tren.

Linha do Tua

Tenho todo o gosto em aqui reproduzir a fotografia e texto de Carrileiros de Portugal que realmente não perdoam como eu a péssima decisão que os governos tomaram para o Tua; "Linha do Tua... Aqui também é Portugal. Mas apesar disso, os burocratas do betão teimam em decidir com base na ganância e no proveito imediato, esquecendo o bem estar das populações do interior. A linha do Tua sempre serviu populações muito isoladas e carenciadas que, com o seu encerramento, estarão condenadas a desaparecer. E assim vai desaparecendo o interior do país, esquecido, abandonado e humilhado".

22.12.13

Feliz Natal e Bom Ano Novo

A todos amigos, amigas, conhecidos e família, desejo Um Feliz Natal e um Ano de 2014, se possível, muito melhor que este pois isso não está nas mãos dos portugueses mas sim, de quem faz que governa este país. "Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce". 

Peso da Régua

Peso da Régua - vista da Estação dos Caminhos de Ferro onde podemos verificar material circulante totalmente ao abandono. Fotografia de Jaime Luis VF Gabão - Escritos do Douro 2013. Para a semana que vem ainda quero dar um salto a esta Estação e, claro, à Régua de que gosto muito. É sempre Douro  para admirar e fotografar. Com a modernidade as "coisas" estão a modificar-se e também a desaparecer e é necessário deixá-las registadas para o futuro.

18.12.13

Flying Scotsman

Locomotiva a vapor "Flying Scotsman". Possuo uma da marca Hornby que é uma maravilha de reprodução e de motor, sobretudo muito rápida como eram estas locomotivas na realidade. Conseguimos saber se uma locomotiva é de alta velocidade pelo tamanho das suas rodas motrizes - quanto maiores mais rápidas são.

S&A 750 Steam Locomotive

Locomotiva S&A 750 a vapor a operar em Atlanta.

Armazém de Mercadorias de Mosteirô

Armazém de mercadorias de Mosteirô / Douro - estação a seguir à da Pala, com construção muito bonita. Esta maqueta poderá ser comprada em Comboios Eléctricos já construída ou a construir e daí variar o seu preço (90,00€ ou 45,00€). Para quem tiver jeito e paciência é quanto poupa e simultaneamente se regozija pelo feito!

17.12.13

Estação de Arazede

Estação de Arazede - é uma interface desactivada do Ramal da Figueira da Foz. Fica perto de Cantanhede a uma distância sensível de 9 kms. Está neste estado ou, neste momento, também já a demoliram. Continuo a dizer que é infame o nosso país não cuidar do seu património, nomeadamente aquele que tem qualidade. Se não têm técnicos que saibam distinguir o que acabo de dizer, contratem-nos no estrangeiro e, para exemplo, falem com os ingleses que são o povo que mais sabe guardar aquilo que é seu e sobretudo, guardar a sua história para os vindouros.

Layout - Extraído de Model Railroader

Para mim, o melhor tipo de layout para casas ou apartamentos pequenos pois dá muito mais mobilidade e rouba menos espaço para as necessidades de uma habitação pequena. Esta que podem ver na imagem está na escala 1/87 - HO pois, penso ser a mais correcta devido ser a partir deste formato que começamos a apercebermo-nos sobretudo dos pormenores do material rolante que praticamente desaparecem em escalas menores. Podem consultar a Model Railroader e mesmo assinar pois é a revista, quanto a mim, melhor direccionada para aquilo que desejamos > saber fazer uma maqueta. Isto não e fácil por isso dizerem "ser um brinquedo feito para crianças mas os grandes são quem brincam"!

16.12.13

Catalunha - Sitges

Catalunha, ano de 1963. Não há engano pois está bem marcado na fotografia. A par um bonito carro da altura, o famoso Renault Joaninha que ainda mais reforça o tempo da imagem. Fotografia de Emilio Guillen apresentada em Cultura de Tren. Sitges é uma cidade sensivelmente a cerca de 35 Kms de Barcelona. Veja aqui Sitges.

Hornby

Não me dão nada por isso mas, a Hornby é uma grande marca de comboios à escala. Quem quiser começar com este "bichinho", hoje em dia, vá por esta marca pois para além do detalhe que apresenta tem uma qualidade a nível de motores e transmissões muito aceitáveis. Eu compro Hornby depois de ter começado há mais de quarenta anos com a Rivarossi que era uma fábrica excepcional de comboios eléctricos. Hoje em dia pertence e à Hornby pois foi adquirida por esta marca. Estas infelicidades estão sempre a acontecer mas, desta vez, a Rivarossi parece não ter ficado em más mãos.

14.12.13

Renault R4 e VW Pão de Forma - escala HO


Renault R4 (Wiking) escala HO e Volkswagen "Pão de Forma" (Wiking). Modelos muito bem construídos para as nossas maquetas. Podem ser adquiridos em "Tren Castilla", por 9,90€ cada com o IVA incluído. Vou encomendar uma Renault R4 para a minha maqueta pois estes acessórios dão uma vida interessante aos nossos comboios. Claro, terá que ser um de cada vez devido à crise!

13.12.13

Estação de Amarante - Linha do Tâmega

Estação de Amarante da Linha do Tâmega com a locomotiva CP E 161 em manobras. Esta estação infelizmente já não existe, como tantas outras.... Deve ser agora uma ciclovia que é o que está na moda e dá votos! Data e autor desconhecido. Imagem publicada por Carrileiros de Portugal.

Estação da Trindade - Porto

Anos 90 - Estação da Trindade do Porto. Hoje é uma estação e metro moderníssima com todas as suas vantagens mas não posso deixar aqui de, mais uma vez, dizer que tudo desaparece nesta empresa sem que alguém de qualidade seja consultado. Tudo aquilo que é caminho de ferro desaparece e para a história quase que somente fica a memória de termos tido pouca intervenção neste meio de transportes. No Porto resta-nos, em actividade, a Estação de S Bento que é terminal (partidas e chegadas à cidade) que até este momento ainda ninguém se lembrou de "mexer" pois, também, dava muito nas vistas! No entanto, é esperarmos para ver.
Imagem publicada no Facebook por Carrileiros de Portugal.

10.12.13

Envelhecendo um vagão - 2

Continuação do vídeo anterior.

Envelhecendo um vagão - 1

Como envelhecer e decorar um vagão. Não tem muita "piada" termos um comboio que parece ter acabado de sair da fábrica. Nenhum comboio real parece andar totalmente isento de pichagens e mostrar o seu desgaste devido ao uso.

Como construir um layout

Não é fácil nem muito difícil mas requer muita paciência para construirmos uma boa maqueta, digna de um coleccionador à escala. Vendo estes vídeos é possível passarmos daquilo que é sonhar com o layout à maqueta propriamente dita.

Exclusive preview of Model Railroader Video Plus

Uma óptima revista sobre comboios

8.12.13

Carruagens da Sorefame para o lixo!



Aqui está bem representado como é possível num país paupérrimo como o nosso deitar para o lixo carruagens do caminho de ferro que ainda mostravam possibilidade de restauro. Penso que isto é uma péssima medida da Sorefame. Realmente, Deus dá as nozes a quem não tem dentes! Aconselho a dar uma vista de olhos pelo "Restos de Colecção". Notícia publicada no Facebook por Carrileiros de Portugal.

1.12.13

1974 - CP 708 - Linha do Douro

CP 708 em Ferradosa PK150,612 da Linha do Douro...a 20 de Abril de 1974...fotografia de George Woods. Imagem retirada do Facebook da página dos Carrileiros Portugal. Liynk desta colecção de imagens da CP 708, no Flickr.