29.3.13

1864 – Acções da Companhia Real cotadas na Bolsa de Paris

Caminhos de Ferro Portugueses
1864 - Acções da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, cotadas na Bolsa de Paris, Sede do Comité de Paris, Órgão da Administração da Companhia Real. Imagem retirada da página da CP.


27.3.13

A Viagem Maravilhosa do Comboio

D. Pedro V adivinhava o futuro espantoso do novo meio de transporte.
- Os caminhos de ferro - dizia ele - não rendem muitas vezes directamente. Rendem indirectamente pelo aumento da riqueza pública. Em 24 de Agosto de 1856, resolveu o monarca levar mais longe a sua inspecção e ir mesmo de comboio até ao carregado. Dizia-se que a ponte de Sacavém não aguentaria com o peso; que todos dias dava de si... E outras coisas neste género... Aquela viagem seria assim uma espécie de ensaio geral da inauguração, já fixada para Outubro do mesmo ano.
Retirado do livro de Adolfo Simões Muller (A Viagem Maravilhosa do Comboio) na altura do 1º. Centenário do Caminho de Ferro em 1956. Ilustrações de Fernando Bento. Edição da CP.

De reparar a abertura de D. Pedro V para o investimento no comboio! Realmente sempre ouvi dizer que os transportes públicos ou a "coisa" publica não são para dar lucro embora, também, não sejam para dar prejuízos. Agora, como se faz actualmente neste país, que é acabar definitivamente com imensas linhas, é um disparate completo fruto das novas tendências económicas aprendidas nas universidades das teorias e não da vida real!

26.3.13

Roco a apostar nas nossas composições

Muito bem concebidos só um pouco caros no preço (164,00€). No entanto o que é bom tem que custar dinheiro, caso contrário não conseguimos modelos à escala com perfeição autêntica. Coleccionar comboios sem autenticidade não tem interesse algum. A Roco é uma marca de referencia. Acreditem!

25.3.13

Limpador de rodados

Esta é uma peça bastante útil para limpar sobretudo a humidade dos rodados. A que está representada acima é de marca espanhola. Eu possuo uma da Noch (alemã) mas é absolutamente a mesma coisa. Se existem acessórios úteis, este é um deles muito mais quando lidamos com o sistema digital. Vá por mim.

23.3.13

K.P.E.V. - Roco

Mais uma maravilha da Roco à escala HO, aqui distribuído por Euro Model Trains.
Vagão simultâneo de 2ª. e 3ª. classes (3 eixos). Referencia da Roco - 45570.

22.3.13

A Estação

Finbar McBride está a tentar viver segundo as suas próprias regras. Na esperança que o deixem em paz decide mudar-se para uma antiga estação de comboios numa pequena cidade no campo. A Estação é um filme sobre três pessoas sem nada em comum, excepto a sua solidão. É um filme do ano 2003 com a realização de Thomas McCarthy.

21.3.13

Vagão C3 DRG da BRAWA

Como sempre a BRAWA habituou-nos a uma qualidade excepcional dos seus produtos. Na imagem a nova colecção, entre outros, dos vagões de dois eixos com um detalhe muito fino, da DR. Este faz parte de um conjunto de quatro vagões. No site podem fazer o download deste catálogo para 2013.

Maqueta Analógica

Parte das minhas maquetas. Esta é a analógica que vai ser convertida também em digital mal possa.
Já tem uns tempos e necessita de remodelação. Tenho que rentabilizar o espaço que não é muito e no
mesmo já precisam de circular os meus três netos (a) pois já estão a habituar-se aos comboios.

16.3.13

Sanatório dos Ferroviários

(Fotos Net)

Sanatório dos Ferroviários - construído pela CP e projectado pelo arquitecto Cottinelli Telmo nos anos 20 do século passado. Foi mandado construir para tratamento da tuberculose dos funcionários da CP. Este magnifico edifício parece estar neste momento em recuperação. Mas vale a pena continuar a ler no site Monumentos Desaparecidos

Porto - Estação da Trindade

Antiga Estação da Trindade, no Porto, hoje em dia é uma estação moderna do Metro com uma configuração totalmente diferente. Quem é do tempo, pode aqui recordar. Para quem é posterior a esta Estação da Trindade fica com um bom elemento cinematográfico a juntar ao seu arquivo de comboios.

10.3.13

Viajante Madrugador

1957 - "Viajante Madrugador", fotografia de Varela Pécurto. Do livro "Batalha de Sombras" - Colecção de Fotografia Portuguesa dos anos 50 do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.  Deste fotógrafo existem livros sobre os Caminhos de Ferro Portugueses - onde se iniciou a partir de concursos fotográficos de iniciativa dos próprios Caminhos de Ferro. Ver este filme.

9.3.13

O Comboio - Colecção Rodinhas

Hoje, sem querer, encontrei este livrinho à venda num hipermercado, a preço de saldo.
É uma pequena maravilha quer para mim como para os meus netos. Afinal estamos a falar de comboios. Este pequeno livro é da Porto Editora e impresso como não podia deixar de ser na China. De um modo ou de outro vale bem a pena até porque custou só dois euros!