22.11.06

Video sobre o Vale da Fumaça

Corte de Monte / Fim de Obra

Imagem final do "Livro de Encargos" do Corte de Monte


Corte de Monte


A minha companhia à escala HO funciona também à mesma escala como uma empresa, neste caso de Caminhos de Ferro. Por isso adicionei ao “grupo” uma nova vertente a “Cofer” (Construções Ferroviárias) dedicada somente à construção de casas, montes, carvoeiras, terminais de linha, etc. Assim, consigo dar mais realidade a este hobby que me dá muito prazer. Neste caso houve necessidade de cortar um monte já construído de forma a abrir caminho para uma nova “povoação” que se encontrava sem transportes.
Tudo isto registo com imagens o que me permite possuir um dossier metódico daquilo que vou criando.

20.11.06

Digitalização de Locomotiva


Praticamente passou quase um ano desde que decidi digitalizar uma das minhas locomotivas da escala HO (ver imagem). Digo uma pois, ainda é um pouco dispendioso passar do sistema analógico ao digital. De qualquer modo é uma “loucura” ter uma composição puxada por uma locomotiva a vapor em que ouvimos todos os sons produzidos pelo comboio real desde apitos, travões, caldeiras, fumo etc.
Esta paixão pelos “comboios eléctricos” não nasce ao acaso. Sempre gostei de viajar de comboio, de visitar estações e ver todo aquele movimento dos agulheiros, pessoal de linha, chefes de estação, manobradores e, poder sobretudo ver as chegadas e partidas.
Juntei as duas paixões desde muito novo e relativamente às miniaturas praticamente todo o layout é feito por mim. Só tenho que aprender a digitalizar as locomotivas pois, não é assim tão fácil quanto parece uma vez que obedece a normas muito rígidas sob pena de podermos danificar o material.
Sempre que possível abordarei este tema para poder passar a outros coleccionadores e entusiastas do caminho de ferro mesmo que à escala reduzida.

17.11.06

Estação de Arco de Baúlhe




A Vila de Arco de Baúlhe é uma terra muito antiga conhecida dos viajantes do norte do país que, ao longo dos séculos, por esta terra transitaram na antiga "estrada real" em direcção às famosas estâncias termais das Pedras Salgadas e Vidago.

Antigamente, as diligências puxadas a cavalos tinham ali o seu paradeiro obrigatório para repouso e alimentação dos animais e respectivos passageiros, que se recolhiam em várias hospedarias já inexistentes.

Hoje em dia, logo à entrada de Arco de Baúlhe, podemos encontrar um bom restaurante de estrada que para além dos seus pratos e iguarias tem um vinho da casa excepcional. No entanto não esqueça “se conduzir não beba”!

A Estação de Arco de Baúlhe é o exemplo de como se pode preservar o património. Está muitíssimo bem conservada e isso é devido à Câmara Municipal. Aproveito um fim de semana e viaje a terras de Cabeceiras de Basto.

15.11.06

Voltando às Maquetas


Aqui podemos ver quatro fases da montagem do armazém que inicialmente mostrei aquando o começo deste blog (o Armazém do Pinhão). Tudo aqui foi planeado como disse e, se perdermos o ritmo de montagem algo também se vai perder no final desta pequena obra. Não é de arquitectura que estamos a falar – essa já lá está em tamanho real. É sim, se quisermos, uma representação em miniatura (neste caso à escala 1/87) daquilo que alguém pensou, idealizou, desenhou e fez nascer. Se quiserem, modestamente, sou o arquitecto à escala pois, também tenho que me reunir com fotografias, desenhos, contas para escalar e materiais para conseguir os meus modelos que, de um modo ou de outro vão dar vida ao meu layout ferroviário.

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.