13.1.08

Serigrafia de Locomotivas


Esta é a minha serigrafia sobre comboios mais propriamente sobre as locomotivas que se encontram na Regua. Esta é uma forma de prestar homenagem às mesmas já que, "coitadas" se encontram abandonadas depois de tanto e tão bom serviço terem prestado aos Caminhos de Ferro bem como às populações por onde passavam.

Serigrafia - Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada. A tela, normalmente de seda, náilon ou poliéster, é esticada em um bastidor de madeira, alumínio ou aço. A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz.
É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores.

20.12.07

Feliz Natal e um Bom 2008

A todos quanto me visitam desejo um Bom Natal e um Ano Novo repleto de tudo o que haja de melhor a começar pela saúde.

2.11.07

Transfers


Transfer é uma técnica fotográfica que poderei explicar mais para a frente mas que muitas vezes resulta numa boa imagem gráfica. Resumidamente é reproduzir um diapositivo em película polaroid mas não deixar que a revelação termine.... no entanto para algumas noções sobre fotografia podem consultar "A Luz Que Desenha Imagens".

29.10.07

Despedida


Continuação de imagens recolhidas aquando o passeio com o Colégio Inglês como já referi no post anterior. Realmente o dia estava "mau" mas deu uns "bonecos" espectaculares! O termo "boneco" foi e ainda é muito usado na roda dos fotógrafos quando uma fotografia é conseguida no seu pleno por isso não estranhem o termo.

12.10.07

Uma Viagem Histórica


Esta foi a primeira viagem que fiz num comboio histórico em 1975 com o Colégio Inglês. A partida foi da Estação da Boavista (Porto), hoje transformada numa instituição bancária, até à Trofa e volta. Lembro-me de estar um dia de muita chuva o que para as crianças não teria sido muito agradável como passeio. No entanto para mim foi uma maravilha passando pelo nostálgico até à oportunidade que tive de fazer algumas fotografias interessantes que na continuação deste blog irei mostrando. A velha locomotiva aí está com todo o cuidado que lhe era prestado em cada estação que parava como se pode ver pela imagem de um mecânico ferroviário a lubrificá-la.

Exposição "O Caminho de Ferro"


Capa de catálogo da Exposição de Pintura sobre o Caminho de Ferro no Museu Nacional Soares dos Reis no Porto. Esta exposição esteve patente entre Dezembro de 1975 e Janeiro de 1976.

"Quando o homem compreendeu que para se deslocar poderia abandonar os meios tradicionais de locomoção, quando tomou consciência de que a força de que se servia já não era ainda a dos outros animais, tão limitativa, mas sim a da máquina, essa que era sua exlusiva criação, julgou-se o verdadeiro senhor da Terra. Ícaro viria mais tarde a ser vingado, mas o século XIX glorificou a máquina a vapor, na locomotiva do caminho de ferro, com um impacto sobre o homem comum sem paralelo."

Maria Emília Amaral Teixeira - ( Directora do Museu Soares dos Reis na época)

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.