25.7.08

Tua o que vão fazer de Ti







É uma pena que os nossos governantes só tenham visões economicistas e pensarem que o país se constrói só com tecnologias e não verem nem serem capazes de respeitar a sua própria história! É assim que se descaracteriza um país fazendo que o mesmo perca as suas lembranças e fique como uma coutada ao serviço de alguns! Pouca sorte a nossa! Ainda ontem fui com um amigo fazer a Linha do Tua (Tua-Mirandela-Tua) e realmente é um espactáculo a paisagem que se deslumbra ao longo de todo o caminho. São os apeadeiros, as fragas, as gentes que a cada apeadeiro sempre vai entrando... enfim é um Douro que se está a perder aos poucos em favor de mais um "monstro" de betão que nem tão pouco vai compensar a capacidade de água que seria necessária mas sim outros interesses. Vou juntar a este texto algumas imagens de centenas que fiz nesta viagem.

Façam a petição que podem ver na página da Linha do Tua e se poderem não deixem de fazer este maravilhoso passeio pois já não vai haver muito tempo para o realizar.

22.6.08

Já era hora!!!


A "Wizard's Papercraft" acaba de lançar graças ao apoio da Refer, duas maquetes à escala HO das Estações de Caminho de Ferro do Pinhão e de Óbidos . Ainda bem que não deixamos cair no esquecimento o nosso património ferroviário que é de grande beleza. Esperemos que mais maquetes apareçam e porque não, a próxima poderia ser dedicada à Estação do Arco de Baúlhe que do mesmo modo possui azulejos espectaculares.

31.3.08

Comboio em Tela Acrílica


Não quero exagerar mas quando se inicia qualquer "coisa" fazemos muitas seguidamente...talvez para ver até que ponto consiga ver em mim algum talento para isto!!! No entanto não é à procura de talentos que ando mas, sim, mais uma forma de me deleitar com os comboios. É mais um contributo para as minhas maquetes.

30.3.08

Pintura Acrílica do Autor


Outro dos meus momentos de lazer é também "tentar" fazer pinturas acrílicas sobre os comboios. Assim, tive a coragem de me iniciar por esta que espero seja a primeira de uma colecção pensada.

Vale da Fumaça Vende Carruagens



Neste momento quero dedicar-me a coleccionar somente caminhos de ferro portugueses e espanhóis pelo que o "departamento de vendas" dos "Caminhos de Ferro Vale da Fumaça" coloca à venda estas duas exemplares carruagens da marca Rivarossi Escala HO da Companhia Santa Fé em estado absolutamente irrepreensíveis. Considero fazer uma troca por carruagens portuguesas igualmente em perfeito estado de conservação.

18.1.08

O Comboio-Fontes Pereira de Melo


"Sou tão entusiasta pelos caminhos de ferro que, se fosse possível, obrigava todo o pais a viajar de comboio durante 6 meses."
Fontes Pereira de Melo, in a "A Locomotiva", 1883
NB: Desconheço o autor desta imagem no entanto, mal saiba quem a registou ou a quem a mesma pertence mencionarei aqui no blog.
Agora penso mecionar a fonte desta imagem - "Foto do Arquivo Histórico CP"

14.1.08

Ermida-Santa Marta de Penaguião

Douro
A Linha do Douro é uma linha de caminho-de-ferro em Portugal que liga o Porto ao Pocinho, com o comprimento de 171 km. Grande parte da linha é à margem do Rio Douro, contendo, portanto, a maior extensão de via férrea ladeada de água. Este itinerário fez, em tempos, ligação com Espanha, e estendia-se até Barca d'Alva.
O percurso da Linha do Douro faz-se nas seguintes estações e apeadeiros: Porto ↔ Ermesinde ↔ Paredes ↔ Penafiel ↔ Caíde ↔ Vila Meã ↔ Livração ↔ Marco de Canaveses ↔ Juncal ↔ Pala ↔ Mosteirô ↔ Aregos ↔ Ermida ↔ Porto de Rei ↔ Rede ↔ Caldas de Moledo ↔ Régua ↔ Pinhão ↔ Tua ↔ Ferradosa ↔ Freixo de Numão ↔ Pocinho.
Trechos de caminho de ferro em Ermida - Santa Marta de Penaguião.




EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.