16.8.08

Locomotiva E170 no Tua








Esta máquina (E 170) ainda bem há pouco tempo estava resguardada por umas grades embora já muito danificada. Hoje em dia, já nem o gradeamento existe e cada vez mais é impossível recuperar esta maravilha. Fica mais este registo para quem quiser ter a noção da enorme sucata que se está a formar ao longo do nosso país mais propriamente das nossas estações! E como dizem os ingleses:"Preserve o passado a partir do futuro"!

Italianas no Tua






Estas carruagens (as italianas ou napolitanas) foram deslocadas para a Estação do Tua há já alguns anos com o fim de serem protegidas e restauradas! No entanto é isto que podemos ver... abandonadas, com diversos grafites e interiores com teias de aranha! Se é deste modo que protegemos o património ferroviário, que mais posso dizer! Já era tempo de fazermos alguma coisa pelo nosso comboio, pelas nossas estações e, sobretudo, pela nossa história. Não faltará muito tempo para que tudo esteja esquecido, totalmente abandonado e perdido no tempo. Não me espanto se estas carruagens ali se encontram para serem desmanteladas! Leiam esse link.

10.8.08

Linha do Douro - Pala





Pala (Linha do Douro) É uma aldeia da Freguesia de Ribadouro. Mais uma estação em contínua degradação onde já desapareceu o relógio, janelas, azulejos e começam a aparecer as pinturas murais de fraquíssimo gosto o que ainda mais empolam o péssimo visual daquela que foi em tempos uma estação de referencia, hoje em dia um apeadeiro. A este lugar que deu o nome à estação estavam ligadas as famosas "Laranjas da Pala" antes da construção da Barragem do Carrapatelo. Não sou contra as "barragens" (estas não são as culpadas) mas como é habitual, cada vez que nasce uma obra deste tipo acabam as lembranças dos lugares, a própria memória e finalmente aparece todo um acumular de desleixo e abandono.

29.7.08

Linha do Douro - Bagauste




Mais uma vez volto a chamar a atenção para o estado degradante em que deixaram cair a Linha do Douro. Insisto, por exemplo, neste apeadeiro (Bagauste) que fica entre a Estação da Régua e a Estação de Covelinhas. É um pequeno edifício com a característica interessante de estar levemente desnivelado relativamente ao cais de embarque e desembarque. Não interessa somente criticarmos mas devíamos fazer chegar a quem de direito todo este desmazelo e perguntar qual a razão de tais abandonos. Será para que depois possam dizer que, "agora neste estado já não é rentável recuperar"! Mas não foram os utentes da linha que desejaram isso! Mais, ficaram sem esse apeadeiro que lhes faz falta. Penso que não é preciso existirem grandes cérebros e pensadores para que se faça aquilo que vemos no estrangeiro. A grande maioria destas instalações desactivadas foram utilizadas turisticamente ou mesmo como instalações para actividades locais tais como, pequenas bibliotecas, centros para apoio à divulgação de produtos locais, etc, etc. Não será, tavez, somente a Refer a ter culpas nestas situações mas tambem juntas de freguesias e câmaras municipais que acabaram por baixar os braços e desinteressare-se totalmente. Reconheço que um blog como o meu não chega a estas instancias mas, pelo menos, fico de consciencia tranquila uma vez que, sempre alguem vem aqui visitar-me e poderia reconduzir mesmo que somente para outros blogs estes alertas. Só uma achega - ouvi dizer que neste local irá ser construído uma unidade hoteleira (não confirmo) mas, se assim for, será mais betão a inundar estes lugares e sobretudo estas paisagens!

26.7.08

Vou de Comboio


Vou na cauda porque gosto
Vou em último para ser primeiro
Vou na cauda de Janeiro a Agosto
A ver paisagens de Agosto a Janeiro

A janela é um pequeno quadrado
Mas suficiente para me deslumbrar
A linha que foge atrás e ao lado
É quem me transporta até chegar

O comboio é nostalgia e não passado
Que corre entre montes e aldeias
É tão moderno e tão desembaraçado
Mesmo que tu queiras ou não queiras

Partiu ao som de um apito
Para cumprir o seu destino
Daquela janela um lenço agito
O comboio para mim é mesmo um mimo!

Isto não é poema mas sim uma lenga lenga que imaginei e tive o atrevimento de publicar. É tão somente eu gostar tanto de comboios que por vezes me transporta para frases sem rigor poético ou de prosa. Aqui façam o favor de esquecer mais uma vez o meu atrevimento linguístico. Ah, não é ingenuidade nem falta de conhecimento, é mesmo o produto de uma forma simples de ver e amar os comboios.

25.7.08

Tua o que vão fazer de Ti







É uma pena que os nossos governantes só tenham visões economicistas e pensarem que o país se constrói só com tecnologias e não verem nem serem capazes de respeitar a sua própria história! É assim que se descaracteriza um país fazendo que o mesmo perca as suas lembranças e fique como uma coutada ao serviço de alguns! Pouca sorte a nossa! Ainda ontem fui com um amigo fazer a Linha do Tua (Tua-Mirandela-Tua) e realmente é um espactáculo a paisagem que se deslumbra ao longo de todo o caminho. São os apeadeiros, as fragas, as gentes que a cada apeadeiro sempre vai entrando... enfim é um Douro que se está a perder aos poucos em favor de mais um "monstro" de betão que nem tão pouco vai compensar a capacidade de água que seria necessária mas sim outros interesses. Vou juntar a este texto algumas imagens de centenas que fiz nesta viagem.

Façam a petição que podem ver na página da Linha do Tua e se poderem não deixem de fazer este maravilhoso passeio pois já não vai haver muito tempo para o realizar.

22.6.08

Já era hora!!!


A "Wizard's Papercraft" acaba de lançar graças ao apoio da Refer, duas maquetes à escala HO das Estações de Caminho de Ferro do Pinhão e de Óbidos . Ainda bem que não deixamos cair no esquecimento o nosso património ferroviário que é de grande beleza. Esperemos que mais maquetes apareçam e porque não, a próxima poderia ser dedicada à Estação do Arco de Baúlhe que do mesmo modo possui azulejos espectaculares.

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.