23.11.08

Vesúvio - Douro


Esta é uma bela paisagem e local por onde passa o comboio que faz o trajecto Régua-Pocinho. Pena é que já não exista a estação original que deu lugar a dois apeadeiros/abrigos. A casa que vemos é a Quinta do Vesúvio.

Manoel de Oliveira




Homenagem da CP ao cineasta Manoel de Oliveira que irá completar 100 anos no próximo mês de Dezembro. É para mim simultaneamente o empréstimo da sua figura à cidade do Porto e à CP (cedendo o seu nome a uma composição da série Alfa Pendular) que do mesmo modo a soube representar através dos seus filmes como Douro, Faina Fluvial, Aniki-Bobó e muitos outros.

"Uma vida. Uma mensagem que é vida. Uma vida feita mensagem".
Francisco Cardoso dos Reis, Presidente do CG da CP

5.11.08

Douro com Pinhão ao Longe


Tambem não podia deixar de publicar esta fotografia que é mais um quadro magnífico do caminho Régua-Pinhão com este ao fundo parecendo uma cascata a emoldurar a paisagem. Normalmente quando faço esta viagem e de cada vez que a faço não deixo de fotografar nem que sejam repetidamente os mesmos lugares pois às vezes uma leve mudança de luz ou mesmo uma época diferente do ano dá um toque subtil às imagens.

Há quanto tempo!


Não me farto de apelar ao Tua sobretudo a essa paisagem magnífica que nos deixa espantados com tanta beleza. Aqui deixo uma fotografia anónima que prometo divulgar o seu autor mal o descubra. No entanto penso não estar a utilizar em vão esta imagem pois aquilo que de belo conseguimos captar deve ser mostrado aos outros pois os registos fotográficos são para isso mesmo... comunicar sobretudo aquilo que melhor informe sobre determinados lugares (neste caso) o Douro-Tua para quem as palavras e as imagens nunca são em demasia!
Esta fotografia foi registada em Sendas no dia 09 de Abril de 1973 - São estes os únicos dados que possuo. Quando souber quem foi o fotógrafo (repito) farei menção do mesmo aqui no blog.

28.10.08

28 de Outubro de 1856


Coloquei esta imagem para lembrar o aniversário da Viagem inaugural do troço entre Lisboa e o Carregado em 28 de Outubro de 1856 embora a mesma nada tenha a ver com o local. A CP existe e só é pena que os media (termo que está na voga) não cuidem tanto da historia deste país e que pouco ou nada façam a lembrar determinadas épocas. São só notícias explosivas durante dias e dias mas que depois desaparecem sem seguimento algum!
Aproveito para agradecer A C.C. a iniciativa que deu mas que não teve reflexo algum até ao momento. Pode ser que um dia (talvez já tarde) as pessoas se lembrem do património que desapareceu! (ver comentários mais abaixo na "Estação da Boavista" - Porto).

5.10.08

Comboio Histórico no Pinhão


... em continuação da minha visita, deparei com o Comboio Histórico a chegar ao Pinhão repleto de pessoas sobretudo de muitos ingleses que são quem mais sabe proteger o seu património nomeadamente "comboios". Pelo menos tive esta alegria para aliviar a mensagem que abaixo publiquei.

Só Faltava Mais Esta!!!


Ontem fui mais uma vez ao Pinhão. Qual o meu espanto quando vejo uma "Wine House" montada no edifício da própria estação! Mais, com um letreiro em lousa tipo "tasquinha" a dizer "open" e, como não chegasse umas horrorosas meias pipas com flores e um placar de chão daqueles que servem para escrever ementas dos restaurantes! Por acaso não haveria outro espaço para montar este tipo de lojinhas das quais não tenho nada contra mas que não intereferissem com a beleza desta estação e com aquilo que ela nos conta como história? Tudo isto é de um franco mau gosto! Claro que se o mesmo espaço fosse solicitado para outro tipo de actividade (cultural e mesmo pedagógica) que não "cheirasse" a negócio certamente não seria disponibilizado. Mas que mais poderemos dizer... só mais isto: a Estação do Pinhão está inserida numa das áreas classificadas pela UNESCO como património cultural da Humanidade.

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.