23.6.09

Autorização para Fotografar


Há muitos anos e até há pouco tempo era necessário uma autorização da CP e mais tarde da REFER para podermos fotografar Estações de Caminho de Ferro e instalações adjacentes bem como material ferroviário. Esta autorização tinha uma certa lógica de existir uma vez que uma das disposições era que o utente da mesma seria responsável em caso de acidente que lhe acontecesse nos referidos locais. De qualquer modo, hoje em dia e é recente, será suficiente dirigirmo-nos ao Chefe da Estação solicitando a respectiva autorização verbal. A todos que gostam de fotografar comboios aconselho vivamente muita atenção pois distraídos que estamos a tentar construir o nosso enquadramento fotográfico quase não damos conta da velocidade com que os mesmos se aproximam.

Um Passeio De Sonho

Não pensem duas vezes. Se gostam de comboios (muito mais a vapor) e do Douro, insisto para que não percam tão deliciosa viagem. É a nostalgia, o cheiro próprio de uma locomotiva a vapor, os fumos, os apitos e toda aquela azáfama dos maquinistas e fogueiros e ainda a paisagem belíssima que se deslumbra. Ah e não se esqueçam de ir petiscar ao Calça Curta pois o tempo de paragem é breve.

Está na Hora de Ir ao Tua


Aos Sábados de 30 de maio a 3 de Outubro não percam esta oportunidade pois nunca sabemos se no ano seguinte estas viagens ainda são para manter. Já no ano passado ouvi no cais de embarque na Regua que talvez este ano já não se realizariam. O custo não é baixo mas pelo menos façam-no uma vez na vida!

6.6.09

Locomotivas que fizeram história I



Imagens referidas no livro "Railways At The Turn Of The Century" - 1895/1905 de Ossie Nock.
Para quem gosta de comboios recomendo adquirirem este livro. É raro mas ainda existem à venda.

18.5.09

Stirling Moss no Porto

Embora fora do âmbito dos comboios mas de qualquer modo "com rodas" sou um grande aficcionado de automóveis nas disciplinas de Fórmula 1 e Rallys e foi com grande alegria que me desloquei à Foz do Douro (minha terra) ao Circuito da Boavista para voltar a vê-lo e conseguir um autógrafo de Stirling Moss que veio ao Porto promover e apadrinhar o referido circuito. Tive a felicidade, embora muito novo, de ter assistido em 1958 na companhia de meu pai ao 7º. Grande Prémio da Boavista onde Moss esteve presente como um dos grandes corredores de automóveis da altura. Sir Stirling Moss embora hoje em dia com 80 anos de idade ainda está pronto para dar umas "voltas" ao volante de grandes máquinas.

17.5.09

Ainda Imagens do Mesmo Layout


Como tinha prometido, junto novas imagens respeitantes ao layout anterior. São mais registos de pormenor para quem gosta deste tema e sobretudo dos caminhos de ferro.

7.5.09

Novo Layout / Maquete


O Departamento de Comunicação dos Caminhos de Ferro Vale da Fumaça esteve em remodelação e neste momento aproveita para apresentar a nova maqueta trabalhada ao longo de alguns meses. Com o problema económico que atravessamos esta obra foi executada com pouca mão de obra e muita boa vontade. Não houve despedimentos pois não havia pessoal para despedir (nem seria despedido se houvesse) portanto, como sempre, foi totalmente construída por mim. Brevemente mostrarei esta maqueta em pormenor.

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.