13.1.08

Serigrafia de Locomotivas


Esta é a minha serigrafia sobre comboios mais propriamente sobre as locomotivas que se encontram na Regua. Esta é uma forma de prestar homenagem às mesmas já que, "coitadas" se encontram abandonadas depois de tanto e tão bom serviço terem prestado aos Caminhos de Ferro bem como às populações por onde passavam.

Serigrafia - Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada. A tela, normalmente de seda, náilon ou poliéster, é esticada em um bastidor de madeira, alumínio ou aço. A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz.
É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores.

8 comentários:

fernando manuel henriques fernandes disse...

caro entusiasta dos caminhos de ferro, também eu ex-trabalhador dos mesmos ainda hoje nutro uma grande simpatia pelos mesmos caminhos. sugiro-lhe que visite "caminho de ferro no Barreiro" e "TGV-record du monde de vitesse sur rail". também pode rá consultar a APAC(ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CAMINHO DE FERRO)

Anónimo disse...

Caro entusiasta,não sei se a mensagem que aqui coloquei se perdeu. repito: já conhece a história d comboio Larmanjat? procure no Google e ria-se um pouco c/ as histórias da época,

Anónimo disse...

tenho aqui um vídeo interessante s/ o cº do Alasca mas não sei como lhe enviar. perfeita maravilha envolto em neve.

Anónimo disse...

deixo o meu contacto 966590493

Anónimo disse...

se porventura pretender o vídeo s/ o cº do Alasca,contacte-me para o telem mencionado na mensagem anterior.

Anónimo disse...

cá estou de novo, se calhar estou a ser chato. desta é só para lhe dizer que se não conhece as famosas locomotivas Garrat poderá ver um álbum em The garrat locomotive, ou então no caminho de ferro de Angola onde ainda dois exemplares destes pronos a funcionar e que irão no futuro fazer parte de um museu a criar.

Anónimo disse...

quiz dizer protos a fun............

Anónimo disse...

prontos a func..........., agora sim, à terceira é de vez

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.