9.9.08

Estação da Boavista - Porto


Esta será mais uma estação a desaparecer. O estado actual que ainda esta semana publicarei fotografia já não tem nada a ver com esta imagem possivelmente com trinta anos (de autor desconhecido). Depois de ter sido desactivada ainda foi uma dependencia bancária e, neste momento, com a involvencia de terrenos prontos para a construção (mais betão) é o seu fim definitivo! A sua localização é na Praça Mouzinho de Albuquerque, mais conhecida por Rotunda da Boavista.

6 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

Depois do desaparecimento da "remise" da Boavista, este pequeno edifício é o último vestígio daquele que foi um ponto de encontro de vários sistemas ferroviários nesta zona da cidade: O caminho-de-ferro, o "americano" de tracção animal e a vapor, e o emblemático carro eléctrico.
Merecia por isso ser preservado.
Esta imagem não deverá ter mais de dez anos: Já não aparecem os carris nem a rede aérea dos eléctricos...

Anónimo disse...

É uma dor de coração. Não só o desaparecimento dos belos edifícios, mas o esvaziar da memória e da identidade. E a desertificação que, com a desactivação das estações e apeadeiros, se acelera. Uma pena, mesmo.

José Fernando Magalhães disse...

Lamentavelmente não há quem obrigue o novo e futuro constructor a preservar este edificio que retrata uma época e tem muita história.
Seria agradável que a nossa Câmara se lembrasse deste e de outros edifícios.


JM

C.C. disse...

Meus Senhores
Tratar de lançar um movimento de defesa deste património.Penso que este blog que tanto se interessa pelos caminhos de ferro e tanto escreve, publica e defende as estações, seria o momento de lançar uma petição com assinaturas a serem entregues ao Presidente da Câmara,Governo; envolver TV, Jornais(JN).Colaborarei e fico a aguardar propostas através deste blog

C.C. disse...

Afinal parece que não tenho colaboradores para a defesa da estação da Boa-Vista.

http://trains.smugmug.com/ disse...

Realmente é um edifício bonito .Podia albergar a sede da APAC- Norte , que está na estação de S.Bento , de certeza preservavam o edificio .....
A estação de S.Mamede - linha de Leixões está cedida a motars e está bem conservada , o que é de louvar

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.