24.12.08

Rivarossi - Como - Italia

Capa do Catálogo de 1967 /1968
Foi com esta marca que há mais de quarenta anos iniciei a minha colecção de combóios eléctricos e fundei a minha própria companhia à escala HO - Caminhos de Ferro Vale da Fumaça.
A "Rivarossi" era impecável nos detalhes e acabamento dos seus modelos. Pensei hoje fazer aqui justiça a uma marca que hoje em dia pertence a um grupo do mesmo ramo que, a meu ver, pouco dignifica ou oferece mais valia a quem tanto se dedicou aos comboios eléctricos nomeadamente à escala HO. O link que fiz para a "Rivarossi" mostra ainda o seu fundador que a todos os coleccionadores não se esqueceu de enviar os seus votos de Bom Natal e de um Bom Ano Novo. Quero ainda acrescentar que vinte anos depois de me iniciar nos comboios eléctricos já possuia 8 kms de via (que não conseguia montar em toda a sua extensão) bem como bastante material rolante (locomotivas e vagões) e elementos de decoração. Hoje em dia sou eu mesmo que construo as minhas maquetes e layouts e, neste momento, encontro-me a digitalizar a minha linha e o respectivo material rolante uma vez que, tambem nesta área, as tecnologias evoluem. Assim, podemos ter mais que uma composição a circular na mesma via com velocidades iguais ou diferentes bem como as próprias locomotivas já reproduzem os sons (motores, apitos, claxons, travões, etc,) dos modelos reais. Para quem se quiser iniciar neste tipo de colecção deixo um aviso - adquirir material de grande qualidade pois só interessa quando este reproduz à escala os modelos reais respeitantes a companhias de caminhos de ferro existentes ou que já se encontram desactivadas.

1 comentário:

Anónimo disse...

O tempo passa....não é ?! Aproveito para desejar feliz Natal !!!!

Abraço

Luis

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.