1.1.07

Locomotivas Abandonadas-Régua




Quem visitar a Estação da Régua depara com estas maravilhas totalmente abandonadas. É pena e quanto mais tempo elas estiverem neste estado menos hipóteses em termos monetários existem para as recuperar. Afinal onde se encontram os amigos dos caminhos de ferro os quais, e eu incluo-me neles, poderiam procurar convencer os responsáveis a tentar fazer "qualquer coisa" para colocar de pé este património. Todos sabemos que isso custa muito dinheiro e que existem outras prioridades mas não deveríamos deixar cair no esquecimento estas locomotivas que tanto e tão bons serviços prestaram às populações por onde passavam.

3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente... essas fotos revelam sem dúvida que não há respeito pelo património dos caminhos de ferro, cada vez me desiludo mais com este Portugal de conveniências e de vergonhas...

Daniel Conde disse...

E a Régua é apenas uma entre outras. Caminhe-se um pouco para montante, e na bifurcação de via estreita do Corgo lá apodrecem mais umas "Chepas". Mais uma hora de viagem pelo Douro acima, e temos no Tua uma colecção permanente e outra mais itinerante: emjauladas, temos uma locomotiva a vapor, alguns vagões de obras e carruagens de passageiros, mais uma ambulância postal, tudo material quase centenário, a cair aos pedaços. Fora da jaula, material vem e material vai: agora são as Napolitanas a expor a sua miséria, com a tinta a descascar toda, lâmpadas e cortinas desaparecidas, e seringas no chão. Em tempos lá andaram os vagões de carga em madeira, algumas "Chepas", e ainda uma outra locomotiva a vapor, desfeita em ferrugem.
Vá-se a Sernada do Vouga, e aí temos a colecção de Vouguinhas que fizeram vezes sem conta a "Linha do Vale das Voltas", até que um autarca qualquer vendeu a terra por 30 dinheiros, mandando embora um comboio por uma rotunda, pedinchando agora a Alta Velocidade.
Neste país não há respeito pela História, e quando de caminhos-de-ferro falamos, ainda anda por aí muita reincarnação do Salazar, e muita gente de má fé e falta de vontade...

http://carrisdeprata.fotopic.net
http://www.alinhadotua.cjb.net
http://www.linhadotua.net

MÚSICA F. C. ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

Estamos em 2010. Ainda estão abandonadas ?

Grato pela informação.

O meu e-mail é jlgmbezerra@ig.com.br


José Leonardo

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.