29.7.09

Despedida em 1977

Foto: Comissão de Estudo para Instalação do Museu Ferroviário
Esta imagem refere-se à despedida do último combóio a vapor no ano de 1977. Não sei a quem pertence esta fotografia mas prometo que mal a identifique farei menção aqui no blogue do seu autor. Para já fica o meu apreço por uma tomada de vista muito bonita a resvalar quase para uma pintura!
Mas realmente foi isto que aconteceu. Ficamos sem as velhas locomotivas a vapor, sem o seu fumo, apito e cheiro tão característicos. É pura nostalgia mas a par da inovação bem poderiam continuar com este tipo de comboios em linhas turísticas. Vale bem a pena olhar para os ingleses para verificarem o carinho que eles possuem pela sua história, neste caso, ferroviária. É um problema passarmos a vida a deitar tudo ao "lixo" ou a vendermos a outros o pouco que já temos.

4 comentários:

clara abreu disse...

Olá! Cá estou eu de novo!!!

Parabéns quer pela eleição do blogue da semana, quer por esta foto maravilhosa que tantas saúdades nos deixa.

João Carvalho disse...

Foi com grande gosto que o DELITO DE OPINIÃO escolheu este sítio do Jorge (de quem sou amigo desde a juventude) como Blogue da Semana.
Contamos também com a sua visita, Clara, no nosso sítio.

joao silva disse...

De blogues não percebo ,mas mesmo assim lhe dou os parabéns pela eleição .Realmente esta foto é bonita , e quanto a locos a vapor estamos muito mal servidos , temos uma de via larga e tínhamos uma de via estreita , que está na Régua , mas deve de estar cansada ...Tenho visto programas de comboios turísticos , que deliciam e presentemente a Espanha está a renovar a via estreita e respectivo material circulante e nós a vê-los passar...como sempre .
Cump cordiais e vou mandar-lhe um e-mail para um esclarecimento

Bic Laranja disse...

Cheguei cá via Delito de Opinião. Em 2006 publiquei este postal. Pode todavia a origem da reprodução aqui apresentada ser outra, embora nenhuma anterior à minha.
Cumpts.

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.