31.12.09

Um Óptimo 2010

A todos os meus amigos e amigas um 2010 ainda muito melhor recheado com todos os desejos.

17.12.09

As Boas Festas do Meu Neto

Carregar aqui para ver o cartão de Boas Festas

Benzo-Diacol

Agora que estamos em tempo de gripe é interessante relembrar aquilo que se usava antigamente para os resfriados e tosses. Esta imagem foi retirada da Gazeta dos Caminhos de Ferro de Janeiro de 1943 e, como sempre vou dizendo, tudo aquilo que de um modo ou de outro esteja minimamente ligado aos comboios e que vou encontrando na tulha faço questão de aqui colocar. Neste caso é uma página de publicidade referente a este produto inserida na referida revista.
Interessante ver este blogue - "Choses Vues" .

14.12.09

Quem Falou em Cultura?

Como "de pequenino é que se torce o pepino", os ingleses educam as suas crianças a não perderem aquilo que já foi ultrapassado pelas ditas novas tecnologias. Assim, como poderão observar os serviços de educação estão atentos a este pormenor. Talvez seja porque no nosso país não há vontade para guardar a história, (há mais de trinta anos e ainda funciona o problema de direita-esquerda e consequentemente vergonha do passado) a nossa juventude deixou de ter acesso àquilo que lhes diz também respeito. Falar em locomotivas a vapor, viagens de Porto-Lisboa com a duração de seis horas, telefones fixos, discos de vinil, não existir televisão quando outros países já a tinham há muitos anos, etc., etc., é como estar a contar mentiras... não lhes é fácil ver o passado que, claro, não viveram mas que também não lhes mostraram ou por outro lado não faz parte da educação das diversas gerações pós revolução a qual nunca critiquei e foi bem vinda mas que para muita boa gente foi sinal de esquecimento do nosso património cultural e não só. É uma pena que aqueles a quem devemos pedir consciência para isto, estejam totalmente a leste e ainda consigam falar em cultura como se eles mesmo a tivessem para saber transmiti-la.

9.12.09

Bombardeiros II

Vagões CP Glm 102 2 732-7

Abaixo o texto explicativo enviado pelo José Carlos Santos a quem agradeço o interesse e disponibilidade.

"Este vagão foi construído na Alemanha em 1943.

O bombardeiro com a inscrição CP Jv 1753, foi feito com base na foto de Mário Novais, pertencente ao acervo da colecção da fundação Caloustre Gulbenkian. A foto deverá ter sido tirada em 1956, em data próxima às comemorações do centenário dos caminhos de ferro em Portugal. Tem um pormenor muito engraçado que é uma inscrição no lado inferior esquerdo, manual a giz, que diz em letra desenhada, “ a resguardar na cocheira de Santarém”

A segunda foto foi feita em 74/75 na régua. É curioso notar as inscrições da numeração em amarelo. Outro detalhe que se tentou reproduzir foi as várias inscrições em giz e letreiros brancos colados ao vagão.

Depois ainda se fez mais uma versão dos anos 80 com as respectivas inscrições UIC bem como uma versão actual de um vagão U que estava a apodrecer em Contumil à poucos anos".

7.12.09

Gazeta dos Caminhos de Ferro

É uma colecção excepcional para quem gosta de "Caminhos de Ferro". Aqui podemos ver imensos PDFs com muita notícia quer a nível nacional como internacional sobre este tema. De salientar a publicidade que acompanha estas revistas que, se repararem, havia imensa indústria em Portugal, à época, de grandes dimensões. "Mais ou menos como hoje em dia"!
Insiro aqui a capa e uma página da revista de 1 de Janeiro de 1943.
Não me lembro se já fiz referencia à Gazeta dos Caminhos de Ferro há uns tempos, mas nunca é demais lembrar pois, o blogue vai passando e por vezes escapam-nos artigos aqui referenciados.

Bombardeiros I

Não, o José Carlos não me paga nada pela chamada de atenção destes modelos mas porque realmente são uma maravilha não consegui deixar de os mostrar aqui no Vale da Fumaça. O acabamento é impecável e nada como fazermos colecção daquilo que é nosso e que à escala real praticamente não existe e ainda como se não chegasse ainda são destruídos e empurrados para a sucata.

Comentários Abusivos

Quero deixar bem claro que todas os comentários que sejam anónimos aqui colocados no blogue e sobretudo insultuosos, os mesmos serão de imediato eliminados. Penso que ninguém tem o direito de se colocar atrás de uma cortina (cobardia) para dizer aquilo que muito bem lhe apetece e simultâneamente fazer deste mesmo blogue um forum entre amigos como estava a acontecer há já algum tempo.
Tenho imensa pena pois, há muitos anónimos que por uma razão ou outra não se identificam mas são respeitosos e sobretudo educados e consequentemente poderá estar a pagar o justo pelo pecador mas o que aconteceu hoje não pode ter outra alternativa.
Jorge Rego

6.12.09

O Fim da Linha

A todos os amantes do comboio convido-os a comprar o Jornal Público de Sábado (5 de Dezembro) pois com ele vem o suplemento "Fugas" com um artigo sobre "Saudades do Comboio na Linha do Sabor" de autoria de Pedro Garcias (texto) e Paulo Pimenta (fotos) cujo intróito reproduzo aqui:
"O comboio deixou de apitar na Linha do Sabor a 1 de Agosto de 1998, mas as memórias e as ruínas parecem ser muito mais antigas. O P2 foi ver o que resta daquela via estreita que ligava o Pocinho a Duas Igrejas, junto a Miranda do Douro, e encontrou estações lindíssimas ao abandono, uma região ainda isolada e um povo cheio de saudades."

3.12.09

QUEM TEM ZON ESTÁ OFF!!!!!!!!!!

É isso mesmo. Continuo há mais de um mês à espera de um técnico que venha substituir o router.
Neste momento estou ligado por uma "pen" para no mínimo conseguir ver mails. É incrível o tipo de assistência e o respeito que merecem os consumidores destes senhores que não são mais que o poder instalado deste tipo de serviços. Nada adianta reclamar e só vou ter que optar por mudar de operador. Para cúmulo estou com o serviço completo, isto é, TV+TELEFONE+NET o que quer dizer que neste momento só consigo ver televisão mas já não sei até quando.
Ainda hoje mesmo com a referida "pen" fiquei sem serviço durante algum tempo com um erro técnico dizendo que "o servidor ppp não responde". Falei para a assistência e disseram-me somente que desconheciam esse tipo de problema!!! Como é possível?
Depois aquilo que mais impressiona são as velocidades da net, 100, 200 megas e amanhã serão gigas mas, se formos medi-las, estas estão muito longe de serem verdadeiras. Só como exemplo, eu não consigo ultrapassar os 85 com 100 instalados (segundo eles dizem)!