1.3.07

Os 5 e o Comboio Fantasma


"Aquelas férias prometiam ser deliciosas! Os Cinco iam acampar sozinhos, ou quase, pois a única pessoa crescida que os acompanhava era o SR. Luffy, simpático e distraído professor apaixonado por insectos. Mas, para os Cinco, férias nunca serão férias se nelas não houver uma aventura. E, desta vez, ela surge com a descoberta dos “comboios fantasmas”, comboios que ninguém via, que não transportavam ninguém e circulavam a horas mortas numa linha-férrea abandonada. Quem os conduzia? Eis um mistério que os pequenos se propõem resolver e que vai custar-lhes muitos trabalhos.
Felizmente, há o Sr. Luffy, que não é tão distraído como parece… E é ele que salva os Cinco do sarilho em que se meteram…"
Li praticamente todos os livros dos cinco. A minha paixão pela leitura nasceu precisamente a partir desta série que era obrigado a ler quando frequentava o secundário há mais de quarenta anos! Lembro-me das minhas "redacções" nas aulas de português serem das melhores e possivelmente isso se devia a Enid Blyton.
Este livro foi lançado em Inglaterra no ano de 1948 e editado em Portugal nos anos 60.
Peço desculpa pela fraca qualidade da imagem do livro publicada mas não consegui "arranjar" melhor.



7 comentários:

mulher disse...

também li, e nesta edição :)

Anónimo disse...

Também faço parte desses que leram as aventuras todas dos cinco, e ainda das gémeas em Santa Clar e do Colégio das Quatro Torres, de Enid Blyton.
A minha paixão pelos livros cresceu aí também, nessa altura lembro-me que a partir do meio do livro para a frente era simplesmente impossível parar a leitura, o coração parecia correr com as aventuras e a concentração impedia muitas vezes de ouvir a voz já um pouco irritada que nos chamava para o jantar.
Hoje não consigo encontrar nenhum desses livros á venda nas livrarias normais ( nem nos poucos alfarrabistas que conheço). Como é possível ser-se jovem e não conhecer as aventuras dos cinco?

Jorge Rego disse...

Tambem sou coleccionador quase compulsivo. Não colecciono blogs mas o seu (ou seus-já vi outro)são bastante interessantes. Então tambem lia os Cinco!

Anónimo disse...

Engraçado, como sabe que tenho outro blog?
Há muito tempo que não escrevo nele, actualmente tenho "passeado" mais pela blogosfera pois gosto muito de ver e ler o que por aqui encontro.
E de vez em quando aqui venho aprender Comboios e linhas consigo!

Gerónimo Rosas disse...

Adorei este livro particularmente. Ainda bem que há alguém que se lembra dos Famosos Cinco

Gerónimo Rosas disse...

Rita Lemos, vá a esta página e encontrará os livros. Foi através deles que consegui completar as colecções dos cinco, dos sete, e por aí fora.
http://www.alfarrabista.com/

anaaaatchim! disse...

Na loja do site do Mistério Juvenil (www.misteriojuvenil.com no link "mystshop"), encontram a colecção completa para venda, ou livros soltos de diversas edições :)
Deliciem-se ainda com o site, e com o seu fórum!

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.