10.4.07

Galafura


Depois de passar Covelinhas fui em direcção à Galafura. Estrada fantástica e como é natural de uma beleza impressionante. O seu interior tem muito que ver e interessante é visitar a Igreja que foi contruída em 1700, levou um restauro por volta de 1840 e recentemente em 2000 e que se encontra frente ao cruzeiro. De salientar também o seu interior com referencia ao tecto da mesma em abóbada e a um anjo que serve de suporte que, quanto a mim, tem um "design" magnífico para a época. Só não gostei daquela coluna de som mesmo ali ao lado!
Fico com a impressão que, se não gostasse tanto de comboios possivelmente não conheceria "coisas" tão bonitas!
__________________
A freguesia de Galafura , pertence ao concelho do Peso da Régua e está situada a cinco quilómetros da Estação de Caminho de Ferro de Covelinhas e a dezassete quilómetros da sede do concelho. A sua população é de 833 habitantes, espalhados por 200 fogos
Localizada na margem direita do rio Douro e a uma altitude de 550 metros,confina ao norte com a freguesia de Guiães do concelho de Vila Real, ao sul com Covelinhas, a poente com Poiares e a nascente com a freguesia de Gouvinhas, do concelho de Sabrosa.

Informações Úteis
NOME DA FREGUESIA: Galafura
DISTÂNCIA A PESO DA RÉGUA: 17Km
Nº DE HABITANTES: 833
ÁREA: 1301 ha
POVOAÇÕES: Gadaires, Galafura, Pardieiro

4 comentários:

Anónimo disse...

Nunca pensei ir a Galafura de comboio. O destino foi sempre S. Leonardo, lá em cima: de carro, até onde se pode, depois trepa-se até à "nau" de granito, onde, dizia o Torga, S. Leonardo se preparava para navegar no mar de mosto. Mas vejo aqui, pelas fotos e pela descrição, que circunscrever os destinos é uma tolice: fiquei a perder muitas coisas. Retenho esta frase: "se não gostasse tanto de comboios, possivelmente não conheceria coisas tão bonitas". Julgo que tem razão.

Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Podes juntar as duas coisas com a facilidade de que podes conhecer os lugares por onde os comboios podem te levar. Se dependermos dos comboios no Brasil, para conhecermos esse nosso país continental, não sairíamos do mesmo lugar. É lamentável, pois além de ser um meio de transporte seguro, é econômico e inteligente, mas esses são de fato fatores que não se coadunam com a palavra Governos & Governantes!!!

Bom domingo!!!
Cris

zezezinho disse...

Passei por aki e aproveito para deixar um olá. Boa referência a Galafura um terra fntástica mesmo, parabens por este poste.
Aproveito pra deixar o convite e passar por : retratosdegalafura.blogspot.com
abraço
José Ribeiro

Anónimo disse...

nasci em covelinhas do Douro e nunca consegui ir a Galafura de comboio, gostava de saber como é que se chama a dita estaçao,deve haver algum engano,pois nao existe nenhuma estaçao de comboio em Galafura, CL

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.