24.12.06
CP Série 5600 (5601-5630)
22.12.06
Locomotiva 319.1-2-3-4 da RENFE
No princípio dos anos 80 algumas locomotivas diesel da série 1900 apresentavam problemas de corrosão do chassis e um mau estado geral do cablado a juntar a constantes avarias no gerador principal e nos motores de tracção. Perante esta situação foi pensado fazer reconstrução para o que foi desmantelada uma locomotiva praticamente nova aproveitando elementos das antigas unidades, como os bogies e o respectivo motor diesel e com isto foi possível reduzir custos de construção relativamente a uma locomotiva nova.
O novo grupo de máquinas formou a sub série 319.201 a 319.220 e entraram ao serviço a partir de 1984. Devido aos bons resultados desta experiência foi continuada a reconstrução das restantes locomotivas 319.0/1 e assim nasceram as três com distintas prestações: 319.2, 319.3 e 319.4.
O modelo à escala HO da Roco
A primeira impressão ao pegarmos nesta peça é de um óptimo acabamento e robustez. Os puristas nada podem criticar acerca desta locomotiva da Roco que aposta seriamente no mercado espanhol situando este modelo como um dos melhores realizados pela marca austríaca. Para tal nada foi deixado ao acaso como por exemplo os detalhes do chassis e carroçaria bem como a reprodução fiel da cabine e mesas de condução. É de todo o interesse para o coleccionador visitar a Loja Oliveira e Losa, Lda no Porto, onde poderá encontrar o que há de mais actualizado no campo do coleccionismo.
20.12.06
Feliz Natal
17.12.06
150 Anos do Caminho de Ferro
16.12.06
O Centenário do Caminho de Ferro
O Centenário do Caminho de Ferro há 50 anos
Este ano estamos a comemorar os 150 anos do Caminho de Ferro.
È interessante ler e ver o Livro do Centenário dos Caminhos de Ferro, uma edição da CP de Outubro de 1956. Já lá vai meio século mas esta obra assinada por Adolfo Simões Muller com ilustrações de Fernando Bento não deixa de ser um autentico livro didáctico sem grandes prosas cheias de rebuscados exercícios de escrita mas sim de fácil leitura para todos, a par das referidas ilustrações serem um encanto.
Alguns poemas que intercalam a prosa deste magnífico exemplar:
E o carro ia aos solavancos.
Os passageiros, todos brancos,
Ressonavam nos seus gabões:
E eu ia alerta, olhando a estrada,
Que em certo sítio, na "Trovoada"
Costumavam sair ladrões.
Ladrões! Ó sonho! Ó maravilha!
Fazer parte de uma quadrilha,
Rondar, à Lua, entre pinhais!
Ser capitão! Trazer pistolas!
Mas não roubando, - dando esmolas
dependuradas dos punhais...
Um carro puxado a bois
Plantei de estaca uma vez;
Nasceu-me, pouco depois,
Um comboio português…
10.12.06
Estações Abandonadas
Estação de Barca D'Alva
De Barca de Alva ao Pocinho sempre a pé pois o comboio já não passa nestas paragens desde 1987. É um troço de 30 quilómetros sempre ao lado do rio. Ficou abandonado, mas os trilhos do comboio ainda estão lá. Leve umas botas à maneira e comece a caminhar.
Vale a pena ir a Barca de Alva e percorrer o mais que se conseguir do velho troço da linha de comboio do Douro, que em tempos ligou o Pocinho a esta terra.
Hoje os carris estão tapados por ervas e arbustos, com mais de meio metro de altura. O abandono é total. A estação é um edifício que ainda neste momento merecia ser recuperado ainda que, da mesma fizessem uma pousada pois as vistas sobre o Douro são excepcionais. É isto que no estrangeiro se pratica a começar pelos nossos vizinhos espanhóis.
8.12.06
Coleccionismo
7.12.06
A Pintura e o Comboio
Desde sempre a pintura esteve ligada ao comboio tal e qual como a fotografia.
Podemos verificar isso através de muitas interpretações de diversos pintores como neste caso Aurélia de Sousa (1865-1922) com uma pintura sobre a Linha de Alfândega e Júlio Resende com uma intervenção obre a estação de S.Bento.
EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.
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Portão de acesso A entrada é pelo parque de estacionamento As linhas já não existem Um espelho na parede que nada espelha! Direcção Alfândeg...
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É realmente uma desilusão aquilo que aconteceu com o acabar de comboios em linhas que serviam as gentes locais para se deslocarem e sobretud...