26.8.09

Sinal de Caminho de Ferro

Não tenho palavras para descrever esta preciosidade! Este sinal de aproximação de linha de caminho de ferro encontra-se na estrada de Vilarinho das Azenhas para o Cachão. É um autentico encanto pela preciosidade do desenho uma vez que, a própria locomotiva é desenhada a deitar fumo! Possivelmente coincide no tempo com a abertura da Linha do Tua em 27 de Outubro de 1887! Se assim for, já lá vão cento e vinte e dois anos.

5 comentários:

João Silva disse...

Valeu o passeio ....

mdsol disse...

Bem bonito. Apetece dizer: Pouca-terra, pouca-terra uhhhhhh!

:)))

João Carvalho disse...

Uhhhhhh??? Não a sabia um comboio, Maria. Isso não será gripe? Hehe...

João Carvalho disse...

Parte dos sinais de trânsito (designadamente, os de aviso, porventura fruto de iniciativas isoladas e/ou posturas específicas caso a caso), já existia antes do primeiro Código da Estrada, que nasceu no século XX para reunir, completar, sistematizar e regulamentar a sinalética necessária e o comportamento do trânsito, em conformidade e por adesão ao acordo internacional a que maioria dos países foram aderindo durante a primeira metade do século passado (hoje, apenas a China e poucos mais estão de fora).

Assim sendo, tenho poucas dúvidas: este sinal deve ser ainda do século XIX, talvez em resultado dos primeiros acidentes verificados no local, como acontecia em outros casos de sinais anteriores ao Código da Estrada. Só não sei (porque não fui investigar) se o nosso primeiro Código da Estrada tinha este sinal com esta figura ou se já era a imagem de uma locomotiva mais evoluída, conforme todos conhecemos.

Fatima disse...

Fotografei um igual em Julho, mas noutro lugar.....

EGT - Empresa Geral de Transporte. Serviço Combinado com a CP - Hanomag Kurier. Uma maravilha a juntar a uma maqueta.